Evolução do sistema logístico favorece o setor

Image

Sistema operacional visa contribuir com logística do setor de biomassa

Um sistema desenvolvido pela empresa TOTVS visa reduzir a distância da cana de açúcar até a usina de forma mais segura e com precisão.

Dados da União dos Produtores de Bioenergia mostram que o processo de corte, transbordo e transporte é uma operação crítica para o agronegócio nos dias de hoje e o novo sistema pode favorecer o setor renovável.

Chamado de Logtra, o sistema pretende solucionar a logística do transporte de cana de açúcar e outros cultivos de etanol 2ª geração. O sistema gerencia os equipamentos alocados em todas as etapas de trabalho, observando a capacidade de moagem da indústria. De acordo com os desenvolvedores o objetivo é reduzir a distância da cana à usina, com segurança e precisão.

Como se trata de um produto perecível, o tempo entre a colheita e a moagem da cana é fundamental.

A agilidade no processamento da cana influencia diretamente na qualidade da entrega final. Dessa forma, ter os processos sincronizados é um diferencial atendido pelo Logtra. Com diversas informações sobre todas as máquinas do campo, a solução permite a gestão em tempo real para o operador de logística. Assim que a equipe de manutenção de frota libera um caminhão, por exemplo, o sistema informa que o equipamento está disponível e indica em quais áreas ele pode ser utilizado, dependendo do tipo de matéria-prima ou necessidade específica do cultivo. Com ele, é possível controlar todas as atividades em campo, do preparo do solo e plantio, à colheita e transporte à usina.

O Logtra ainda tem integração com a telemetria dos computadores de bordo das máquinas de acordo com a TOTVS que, por sinal on ou offline, envia uma grande quantidade de dados coletados durante o trabalho em campo. Se ocorrer um evento e o trator fica parado, o operador sinaliza no computador de bordo o motivo, que pode ser um pneu furado, por exemplo.

A solução repassa a informação à área logística e gera um alerta no painel de gestão para tomadas de decisão em tempo real, sem que haja prejuízos à operação. Sem essa tecnologia, todo o controle dependia de anotações manuais dos operadores, tanto sobre incidentes no percurso quanto sobre a sua localização geográfica e tempo gasto em cada etapa.

Em um ambiente totalmente personalizável, o painel de gestão do sistema pode ser configurado de acordo com as necessidades específicas de cada usuário. Ele permite a visualização de diferentes indicadores por gráficos, como o de previsão de entrega, de tonelada de cana por hora previsto versus realizado, de previsão de tonelada média da carga e da produção industrial naquele exato momento.A solução foi desenvolvida para rodar em diversas plataformas - web, desktop, tablet ou notebook.

De acordo com Fábio Girardi, diretor do segmento de Agroindústria da TOTVS, o sistema pode contribuir bastante com o setor renovável.

“Agilidade e assertividade na produção de cana de açúcar são diferenciais que impactam diretamente a lucratividade da usina. Por isso, desenhamos uma solução que se encaixa perfeitamente na necessidade logística para o transporte dos cultivos de cana de açúcar, proporcionando uma gestão inteligente e em tempo real”, destaca Girardi.


_____________________________________________________________________________________________________________________________________

O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2017 & 2ª EXPOBIOMASSA!!


Patrocínio OURO:
ZHENGCHANG DO BRASIL Site: www.zhengchang.com.br

Patrocínio BRONZE:
DOPPSTADT Site: www.doppstadt.de/en

Patrocínio BRONZE:
BRDE Site: www.brde.com.br


Site EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2017: http://www.congressobiomassa.com/

Promoção: TECPAR / Gov. do Paraná / Paraná Metrologia

Apoio Oficial:
ABGD / WBA / RENABIO
Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: