Usinas de Biomassa são solução no Canadá

Image

Uso de Biomassa Florestal para substituir combustíveis fósseis

Troca de usinas de carvão por biomassa pode contribuir com metas verdes de província canadense

A província de Alberta, no Canadá, está em uma posição privilegiada para converter suas usinas de queima de carvão para combustível de biomassa, a fim de cumprir suas metas climáticas a um custo baixo, usando infraestrutura de queima de carvão existente.


O artigo desenvolvido por quatro pesquisadores da Universidade de Victoria e intitulado como Reabastecimento de plantas de carvão de Alberta com biomassa mostra que a produção de energia a partir de florestas energéticas pode ser uma boa alternativa para diminuir a quantidade de combustível fóssil, além de aumentar a confiabilidade do sistema em energia renovável.


De acordo com o relatório a Colúmbia Britânica e Alberta são o lar de grandes indústrias florestais, que geram resíduos florestais suficientes para preencher mais de 7.000 piscinas de tamanho olímpico a cada ano.

Como esse resíduo tem valor comercial limitado, a maioria é queimada para evitar incêndios florestais ou deixada no local para decair.

Porém com a utilização da biomassa para fins de produção energética é possível mudar o cenário de acordo com o estudo. Uma porção desse resíduo poderia ser usada para alimentar usinas a carvão em Alberta que, de outra forma, seriam forçadas a se aposentar antecipadamente até 2030.

Embora algumas modificações sejam necessárias para que essas plantas manipulem biomassa, os custos dessas modificações são relativamente baixos.

“A biomassa, que atualmente representa apenas 3% da geração de energia na província, poderia permitir que Alberta alimente a transição para a energia renovável, ao mesmo tempo em que oferece flexibilidade e capacidade firme para manter a confiabilidade do sistema" destaca o artigo.


________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2017 & 2ª EXPOBIOMASSA

Informações gerais:
Data: 20 a 22 de Junho de 2017
Local: Pavilhão Horácio Coimbra ( Complexo da FIEP)
Curitiba - Paraná - Brasil

Patrocínio OURO:
ZHENGCHANG DO BRASIL Site: www.zhengchang.com.br

Patrocínio BRONZE:
DOPPSTADT Site: www.doppstadt.de/en

Site EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2017: http://www.congressobiomassa.com/

Promoção: Unilivre - Universidade Livre do Meio Ambiente

Apoio Oficial:
TECPAR / ABGD / WBA / RENABIO / TECPAR /
Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: