Microalgas são alternativas para o setor renovável

Image

O cultivo de microalgas a partir desses resíduos contribui com o mercado da cana de açúcar

Uma pesquisa realizada pela Embrapa Agroenergia do Distrito Federal mostrou que muitas espécies de algas podem contribuir com a produção de produtos renováveis como biocombustíveis, por exemplo.

Desenvolvida por três anos, a pesquisa detectou uma biodiversidade ainda desconhecida no Brasil e que favorece o cultivo em resíduos líquidos vindos de processos agroindustriais.


O cultivo de microalgas a partir desses resíduos contribui com o mercado da cana de açúcar, gerando assim mais biomassa e também bioprodutos. Dentre as vantagens das algas está a realização da fotossíntese, a qual permite que a reprodução deles seja rápida produzindo assim boa quantidade de biomassa e óleo em pouco tempo.

Durante o desenvolvimento da pesquisa os especialistas destacaram que com a produção de matéria prima rápida, a produtividade da microalga pode ser maior que o cultivo tradicional, dando oportunidade para o setor de biocombustíveis.

O setor renovável espera boas oportunidades depois da pesquisa, porém os pesquisadores ainda ressaltam que o desenvolvimento de novas tecnologias são necessárias para impulsionar o setor.

De acordo com o a Embrapa um dos obstáculos é o custo de produção, o qual encarece o setor que precisa de grandes quantidades com preço mais acessível como o biocombustível.

Atualmente no país cerca de quatro empresas já trabalham com a produção de algas. Além de biomassa, os óleos extraídos das algas favorecem a produção e comercialização de cosméticos e também ração animal.


______________________________________________________________________________________________________________________________________________


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2017 & 2ª EXPOBIOMASSA


Patrocínio OURO:
ZHENGCHANG DO BRASIL Site: www.zhengchang.com.br

Patrocínio BRONZE:
DOPPSTADT Site: www.doppstadt.de/en

Site EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2017: http://www.congressobiomassa.com/

Promoção: Unilivre - Universidade Livre do Meio Ambiente

Apoio Oficial:
TECPAR / ABGD / WBA / RENABIO / TECPAR /
Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos



Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: