Diversidade na geração é trunfo do setor de Biomassa

Image

Indústrias de Cerâmicas conseguem reduzir gastos com energia do Capim Elefante

O setor industrial das cerâmicas no Brasil vem buscando alternativas para alimentar seus fornos. Atualmente o combustível para a queima vem de elementos como lenha, serragem, casca de arroz entre outros, porém muitos desses produtos estão sendo buscados em outros estados trazendo assim consequências para os setores financeiro e logístico.


Em busca de diminuir estes gastos e contribuir com o meio ambiente, algumas empresas vêm encontrando no capim elefante uma solução para o problema.

De acordo com os especialistas a gramínea possui uma alta produtividade, um ciclo mais curto que outras espécies, uma grande resistência à estiagem e a pragas e também uma boa adaptação às mudanças climáticas, podendo assim ser plantada em qualquer local do país.

Diante de muitos benefícios o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo em parceria com a prefeitura municipal de Panorama, cidade do interior do estado, e também com a Cooperativa das Indústrias Cerâmicas Vermelhas do Oeste Paulista (INCOESP), criou um projeto voltado para o capim elefante com o objetivo de coletar informações sobre o experimento da queima do capim em cerâmica.

O resultado da parceria destacou que o capim elefante foi usado de forma compactada em forma de bripells, uma espécie de lenha ecológica com diâmetro de 40mm.

A queima foi satisfatória aos olhos dos especialistas por queimar igualmente como o cavaco de madeira e utilizar bem menos toneladas para isso.

Ao longo de 2017 mais testes serão realizados com a biomassa e caso seja aprovado o capim elefante logo será mais uma alterativa sustentável para o setor de cerâmicas no Brasil, contribuindo com funcionamento das industrias e com a redução de gases poluentes na atmosfera.


Biomassa BR


________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2017 & 2ª EXPOBIOMASSA

Informações gerais:
Data: 20 a 22 de Junho de 2017
Local: Pavilhão Horácio Coimbra ( Complexo da FIEP)
Curitiba - Paraná - Brasil

Patrocínio OURO:
ZHENGCHANG DO BRASIL Site: www.zhengchang.com.br

Patrocínio BRONZE:
DOPPSTADT Site: www.doppstadt.de/en

Site EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2017: http://www.congressobiomassa.com/

Promoção: Unilivre - Universidade Livre do Meio Ambiente

Apoio Oficial:
TECPAR / ABGD / WBA / RENABIO / TECPAR /
Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: