Substituição do combustível fóssil por fontes alternativas

Image

Indústria de Papel e Celulose pode reforçar soluções tecnológicas com apoio do Instituto Senai

São cinco soluções tecnológicas voltadas para a indústria do setor e que são acessíveis para empresas de todo o país
O interesse pela substituição do combustível fóssil por fontes alternativas e limpas fez surgir nos últimos anos uma variedade de empresas voltadas para o setor renovável.

Assim como a energia solar e a energia eólica, a biomassa lignocelulósica é uma das que está em ascensão no mercado e deve surpreender em 2017.

De acordo com os especialistas, Roseli Kuhn e Nei Marçal a biomassa lignocelulósica é considerada um recurso natural renovável importante, o qual é capaz de produzir formas bioenergéticas mais elaboradas por conter diferentes componentes químicos. Muitos estudos estão sendo desenvolvidos na área e isso vem contribuindo ainda mais com o setor.

Além dos estudos, muitas indústrias de papel e celulose também estão podendo contar com soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Instituto Senai de Papel e Celulose (IST PC).

As empresas interessadas podem agora pedir o financiamento de serviços tecnológicos via o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) tendo o IST PC como executor desses serviços. A ideia do financiamento é possibilitar a inovação em produtos e processos nas indústrias do setor.

As cinco soluções oferecidas no site do BNDES com execução do IST de Papel e Celulose são: formação, retenção e drenagem da máquina de papel, promovendo a melhoraria na formação da folha e redução de perdas; avaliação e otimização do sistema de secagem por cilindros secadores, para conferir maior aproveitamento do vapor, reduzindo perdas de calor e os custos com esse processo; caracterização de matérias-primas, com otimização dos tipos e quantidades utilizadas como insumos, para aumentar o desempenho de suas atividades e aprimorar propriedades da fabricação de papel e celulose; refinação da massa de papel, com o objetivo de aprimorar a técnica da operação unitária de refinação da fibra de polpa de papel; e a elaboração dos manuais operacionais e instruções normativas de trabalho e treinamento para padronização das operações da indústria de celulose e papel.

Todos os detalhes desses serviços podem ser consultados no site do BNDES.

Segundo o analista de negócios do IST PC de Telêmaco Borba, Emerson de Matos, as soluções foram escolhidas para fazer parte do financiamento por serem consideradas aquelas de maior incidência na indústria de papel e celulose. "Uma vez realizadas, essas soluções resultam em melhorias e aumento de resultados, e consequentemente ganhos para a indústria.

São serviços de domínio da área técnica do IST de Papel e Celulose, com grande relevância para as indústrias do setor" ressaltou ele.


Fonte: Biomassa BR


_________________________________________________________________________________________________________________________


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2017 & 2ª EXPOBIOMASSA


Patrocínio OURO:
ZHENGCHANG DO BRASIL Site: www.zhengchang.com.br

Patrocínio BRONZE:
DOPPSTADT Site: www.doppstadt.de/en

Site EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2017: http://www.congressobiomassa.com/

Promoção: TECPAR / Gov. do Paraná / Paraná Metrologia

Apoio Oficial:
ABGD / WBA / RENABIO
Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: