Opções estratégicas de biomassa para a produção de bioetanol

Image

Formulação e avaliação agronômica de fertilizantes organominerais

FORMULAÇÃO E AVALIAÇÃO AGRONÔMICA DE FERTILIZANTES ORGANOMINERAIS À BASE DA MACROALGA Kappaphycus alvarezii NA GERMINAÇÃO DE Zea mays


Macroalgas têm se tornado opções estratégicas de biomassa para a produção de bioetanol e biofertilizantes, como é o caso da Kappaphycus alvarezii (KP).

O objetivo do trabalho foi avaliar o extrato líquido da KP no desenvolvimento de fertilizantes organominerais e o seu potencial uso na germinação de sementes de milho Zea mays. Diversos fertilizantes organominerais contendo diferentes porcentagens e combinações de P2O5, S, Mg, Mn, Co, Mo, Zn, Cu, B e N foram formulados, e quatro misturas selecionadas para tratar sementes de milho que foram posteriormente submetidas à germinação.

Os resultados indicam um aumento do comprimento das raízes e peso das plântulas. A utilização do extrato líquido da KP como matéria-prima para produção de fertilizantes organominerais apresenta boas perspectivas.

A macroalga Kappaphycus alvazerii apresenta potencial fonte de biomassa para a obtenção de compostos de expressivo interesse industrial (HAYASHI, 2007). Sua grande variedade de compostos ativos podem ser utilizados nas indústrias de cosméticos, farmacêutica, alimentícia e na agricultura como biofertilizantes (YOKOYA, 2010).

Neste contexto, o objetivo do trabalho foi formular diferentes fertilizantes organominerais à base da KP, selecionar as melhores formulações e testá-las na germinação do milho.

Em Ouro Branco, MG, foram formuladas diferentes combinações de fertilizantes organominerais para tratamento de semente, utilizando como base orgânica o extrato líquido de KP. Quatro formulações foram selecionadas pela qualidade de mistura entre as matérias-primas (homogeneização), não presença de precipitados, boa solubilidade em água e atendimento às necessidades nutricionais do milho: (1): C.O.T (carbono orgânico total):12%, P2O5:0,3%, S:0,03%, Mo:0,16%, Cu:0,05%; (2): C.O.T:12%, S:0,2%, Mo:0,2%, Cu:0,4%; (3): C.O.T:16%, P2O5:14%, S:0,04%, Mg:0,5%, Mn:0,3%, Co:0,06%, Mo:0,2%, B:0,3%, N:0,3%; (4): C.O.T:16%, P2O5:0,08%, S:0,03%, Mg:1,4%, Co:0,05%, Mo:0,8%, Zn:0,6%, Cu:0,01%. Posteriormente, sementes de milho (DSS 1001 DISOLO) foram tratadas com as formulações acima (3 mL de fertilizante/kg de semente) e após 24 horas submetidas à germinação (MAPA, 2009). Após 72 horas, os pesos das plântulas foram avaliados, assim como a porcentagem de germinação e comprimento de raiz.


Os tratamentos realizados demostraram incremento no crescimento das raízes (Figura 1) e na massa das plântulas (quando comparados com a testemunha positiva (fertilizante organomineral comercial) e negativa (água).

O tratamento (4) apresentou os melhores resultados. Conclui-se que o uso do extrato líquido da KP na formulação de fertilizantes organominerais para tratamento de sementes milho pode incrementar o peso das plântulas, comprimento de raízes e porcentagem de germinação.



Autores:

1. Mainara Costa Teixeira – UFSJ, Ouro Branco, MG, mainara_costa@hotmail.com; 2. Paula Resende Vieira – UFSJ, Ouro Branco, MG; 3. Felipe Lucas da Silva – UFSJ, Ouro Branco, MG; 4. Matheus Antônio da Costa – Bio Algas Ltda; 4. Brener Magnabosco Marra – UFSJ, Ouro Branco, MG.
Figura 1. Média do comprimento das raízes dos milhos germinados.
Trabalho apresentado CIBIO 2016

Fonte: Biomassa BR


___________________________________________________________________________________________________________________________________________


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2017 & 2ª EXPOBIOMASSA


Patrocínio OURO:
ZHENGCHANG DO BRASIL Site: www.zhengchang.com.br

Patrocínio BRONZE:
DOPPSTADT Site: www.doppstadt.de/en

Site EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2017: http://www.congressobiomassa.com/

Promoção: TECPAR / Gov. do Paraná / Paraná Metrologia

Apoio Oficial:
ABGD / WBA / RENABIO
Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: