Metas estabelecidas na COP21 podem ser fortalecidas, diz relatório

Image

O Relatório da CDP ressalta parcerias entre cidades e empresas privadas

Um relatório produzido pela Carbon Disclosure Project (CDP), organização internacional que provê um sistema global único de reporte de impactos ambientais, ressalta que para que as metas estabelecidas na COP21 sejam cumpridas é necessário que municípios formem parcerias com o setor privado.

Segundo o documento as ações das cidades serão essenciais para alcançar os objetivos ambiciosos do Acordo de Paris. Até o momento sete mil cidades já assumiram compromissos através da Global Covenant of Mayors for Climate & Energy, a maior coalizão global de cidades sobre o clima.
Uma pesquisa feita pelo Climate Leadership Group destacou que em 75% dos casos onde as cidades não conseguem agir em relação às mudanças climáticas, a colaboração com parceiros, como o setor privado, é necessária. Isso, juntamente com o fato de que a construção de cidades de baixo carbono exigirá um investimento de trilhões de dólares, torna essencial a colaboração com o setor privado.

O relatório divulgou também que muitas cidades já estão buscando ativamente alianças com o setor privado em relação às mudanças climáticas: o relatório destacou um total de 720 projetos relacionados com as alterações do clima, que visam trabalhar em conjunto com o setor empresarial, no valor de US$ 26 bilhões.

Cerca de 533 cidades (77 no Brasil) divulgaram dados relacionados ao clima através do CDP. A maioria dessas cidades identificou mais de mil oportunidades econômicas ligadas as mudanças climáticas, incluindo 299 municípios (28 no Brasil) que pretendem desenvolver novas indústrias de negócios, como, por exemplo, a tecnologia limpa.

Para uma das organizadoras do estudo, Maia Kutner,a parceria entre cidades e o setor privado para ações sustentáveis podem ser ótimas escolhas. "Nosso relatório indica que não é necessário que as cidades atuem sozinhas para minimizar os efeitos das mudanças climáticas. Elas estão reconhecendo que há um grande poder em números, e por isso se uniram para formar o grupo Global Covenant of Mayors for Climate and Energy, em junho deste ano. Em parceria com o setor privado, as cidades não só podem estimular o crescimento de novos mercados, como também podem reduzir ainda mais suas emissões. O combate às mudanças climáticas é uma oportunidade de negócio enorme. Chegou a hora das cidades aproveitarem essa oportunidade" ressaltou ela.

FONTE: Biomassa BR

O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2017 & 2ª EXPOBIOMASSA


Patrocínio OURO:
ZHENGCHANG DO BRASIL Site: www.zhengchang.com.br

Site EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2017: http://www.congressobiomassa.com/

Promoção: TECPAR / Gov. do Paraná / Paraná Metrologia

Apoio Oficial:
ABGD / WBA / RENABIO
Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: