Gestão correta de resíduos se faz urgente

Image

Destinação irregular de resíduos industriais causam prejuízo para cofres municipais

Um estudo encomendado pela Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre) revelou que o Brasil produz anualmente 33 milhões de toneladas de resíduos industriais, porém 25 milhões delas não possuem tratamento adequado.

A destinação irregular de resíduos industriais no Brasil gera perdas da ordem de 600 milhões de reais ao ano aos cofres municipais, o que poderia ser evitado com destinação correta. Apenas 25% de todo material gerado no setor produtivo é tratado corretamente no País.


De acordo com o presidente da Abetre, Carlos Fernandes seria necessário cerca de 3,7 bilhões de reais para tratar adequadamente o material que ainda é descartado de forma irregular.

"O imposto para este tipo de serviço no Brasil é da ordem de 15% do valor total do tratamento", afirmou ele. Entre as soluções para o problema está na criação de novas medidas para as empresas geradoras.
“É necessário, portanto, que o País adote um sistema declaratório nas empresas geradoras, justamente para garantir rastreabilidade dos resíduos e segurança jurídica ao setor produtivo" explicou Fernandes.

Além disso, o país precisa de mecanismos de controle mais eficientes na gestão de resíduos industriais. "Embora a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) tenha sido um avanço na área de regulação, as autoridades ainda carecem de sistemas de controle e fiscalização junto ao setor produtivo brasileiro" comentou Fernandes.

Na visão do presidente da Associação o país possui um setor privado preparado para o tratamento de resíduos e recuperação de áreas contaminadas. Setores que envolvem diversas oportunidades como a produção de biogás e biomassa, por exemplo, e que podem fazer a diferença na questão ambiental.

O setor privado de tratamento de resíduos no País é hoje a solução ambiental mais viável e segura economicamente para as empresas geradoras e para os gestores públicos" ressaltou Fernandes.


Fonte: Biomassa BR




O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2017 & 2ª EXPOBIOMASSA


Patrocínio OURO:
ZHENGCHANG DO BRASIL Site: www.zhengchang.com.br

Site EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2017: http://www.congressobiomassa.com/

Promoção: TECPAR / Gov. do Paraná / Paraná Metrologia

Apoio Oficial:
ABGD / WBA / RENABIO
Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos


Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: