Geração de energia com biogás é destaque

Image

Projeto incentiva uso de biogás em residências no México

A busca por alternativas sustentáveis vem incentivando cada vez mais pesquisadores a estudar o assunto e descobrir várias maneiras de ajudar o meio ambiente. A Universidade Autônoma de Baja California Sur (UABCS), localizada no México, está desenvolvendo um projeto que usa o biogás como combustível doméstico.

Desenvolvido pelo estudante Miguel Angel Martinez Peralta, o estudo descreve desde o que é biogás até como possui-lo em casa e quais medidas a população precisa tomar para ter a tecnologia em residências.

O biogás é produzido naturalmente pela decomposição de compostos orgânicos, por essa razão a produção de biogás a partir do lixo domestico pode ser uma grande alternativa sustentável. De acordo com Peralta, o lixo das casas possui grande desperdício de alimentos, os quais possuem uma alta taxa de alimentação de energia, com as bactérias certas e o ambiente certo são capazes de produzirem metano em grandes quantidades.

O pesquisador explica que quando as concentrações são elevadas o biogás pode ser usado como combustível renovável, substituindo os convencionais.

O sistema, chamado de Arti-Biogás, trata-se de um pequeno reator rudimentar e de baixo custo, o qual gera energia a partir do lixo da cozinha. "Possivelmente o uso de biogás em pequena escala não é a solução absoluta para os problemas de resíduos que ocorrem na cidade, mas o desperdício de alimentos o biogás conseguirá diminuir" destacou Peralta.

O uso de biogás em habitação urbana é uma realidade em muitas cidades, por essa razão o projeto desenvolvido pela UABCS poderá trazer a tecnologia para a cidade de La Paz. Apesar dos inúmeros benefícios, o pesquisador ainda ressaltou que o projeto poderá encontrar algumas limitações relacionados principalmente a aspectos socioeconômicos e culturais na cidade.

Fonte: Biomassa BR


Para fazer sua inscrição solicite seu código promocional pelo e-mail comercial@grupofrg.com.br

SMART ENERGY 2016 / 1º Congresso Brasileiro de Geração Distribuída (CBGD)
DATA: 16, 17 e 18 DE NOVEMBRO DE 2016
LOCAL: CURITIBA/PR
E-mail: comercial@grupofrg.com.br
(42) 3086.8588 (42) 3025.7825

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: