1º WorkShop Biomassa e Energia

Image

Evento realizado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de Alagoas

O I WorkShop Biomassa e Energia é um evento promovido pela Embrapa Tabuleiros Costeiros em parceria com o Curso de Mestrado em Energia da Biomassa da Universidade Federal de Alagoas e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de Alagoas tendo como objetivo discutir a situação atual e as perspectivas futuras de inserção da biomassa na matriz energética do estado.

Diante de um cenário de busca por novas alternativas de geração de energia e dos compromissos assumidos pelo Brasil na COP 21 da França em diminuir as emissões de gases do efeito estufa, aumenta a necessidade de propor tecnologias novas e eficazes para geração de energia limpa e renovável, que possam atender a crescente demanda de consumo energético.

O estado de Alagoas apresenta uma matriz energética predominantemente renovável, principalmente devido ao setor sucroenergético que utiliza o bagaço da cana-de-açúcar para a cogeração de energia (produção combinada de calor e potência mecânica). Sabe-se que esta situação pode ser ainda mais favorável se considerarmos todo o potencial de aproveitamento da palha da cana e de outros resíduos culturais, como a fibra de coco e a casca de arroz.

A palestra de abertura do WorkShop intitulada: “Pedaladas elétricas e a nova agenda do setor” será ministrada pelo Professor Dr. Geoberto Espírito Santo. Em seguida o evento será abordado em dois painéis temáticos: (1) demanda de biomassa, com palestras sobre projetos de cogeração em usinas sucroenergéticas e a demanda de biomassa no setor cerâmico e nas casas de farinha, o que dará uma visão do atual consumo e das perspectivas de aumento da necessidade de matéria-prima e (2) fontes de matéria-prima, onde se discutirão alternativas para o suprimento de biomassa, com palestras sobre o potencial de utilização de resíduos agrícolas, o aproveitamento da palha da cana-de-açúcar e os cultivos dedicados à produção de biomassa, dentre eles o de espécies florestais (eucalipto) e o de gramíneas energéticas (bambu, capim-elefante e cana-energia).


O evento constitui-se numa excelente oportunidade para apresentação de novas tecnologias e pesquisas, cuja ocasião servirá como um primeiro fórum para a discussão dos novos rumos e tendências do setor, tendo em vista a possibilidade de ampliação da cogeração nas usinas, bem como o suprimento de biomassa em outros setores que demandam energia.

O evento é gratuito e as pré-inscrições devem ser feitas no link:
http://iworkshopbiomssa.wix.com/principal


Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: