Linhas de crédito específicas para Energias Renováveis

Image

BRDE confirma apoio e participação com palestra no CIBIO 2016

Especialista do Banco vai apresentar palestra sobre linhas de financiamentos para o setor de energia no 2º dia do CIBIO 2016

O apoio oficial ao evento também foi confirmado. O BRDE tem histórico muito positivo quanto ao incentivo e fomento do setor das energias renováveis em todo o Sul do Brasil.

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE foi fundado em 15 de junho de 1961 pelos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com o objetivo de fazer o Sul do Brasil prosperar. Desde então, o BRDE tem sido um parceiro que apoia e acompanha o desenvolvimento de projetos para aumentar a competitividade de empreendimentos de todos os portes na região. Uma referência em financiamentos de longo prazo para investimentos, capaz de transformar projetos em realidades.

É uma Instituição financeira pública de fomento, controlada pelos três estados do Sul e que conta com autonomia financeira e administrativa. O BRDE está sujeito a acompanhamento e controle do Tribunal de Contas, bem como à fiscalização do Banco Central do Brasil. Conta hoje com 564 colaboradores nos três Estados. Sua estrutura administrativo-organizacional é determinada por Regimento Interno estabelecido pelo Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul – CODESUL e fundamentada por Atos Constitutivos aprovados pelas Assembleias Legislativas dos Estados-Membros.
Com sede administrativa e agência na cidade de Porto Alegre (RS), possui também agências em Florianópolis (SC) e em Curitiba (PR), além de um escritório de representação no Rio de Janeiro (RJ) e espaço de divulgação em Campo Grande (MS). Possui também espaços de divulgação em 10 cidades da Região Sul.


BRDE Energia

O aumento no custo da energia tem impacto significativo nos custos operacionais de empresas de todos os tamanhos. E para o consumidor final também. Pensando nisso, o BRDE possui o programa BRDE Energia, que oferece crédito para projetos de Eficiência Energética e Geração de Energias Renováveis.
O objetivo é ampliar a competitividade das empresas, propriedades rurais, instituições públicas e demais organizações contribuir com ações para reduzir o desperdício e incentivar a racionalização do uso de energia. A ideia vale para ambientes produtivos, comerciais e também domésticos. A iniciativa também apoia projetos de geração de energia que utilizem fontes renováveis, como a eólica e a solar.

Para esse programa, o BRDE disponibiliza linhas de crédito em dois eixos principais:
a) Eficiência Energética – nessa primeira modalidade, o BRDE financia projetos que reduzam ou otimizem o consumo, por meio da aquisição de equipamentos e sistemas com maior eficiência energética, modernização e adequação instalações, aquisição de softwares e serviços ligados etc. Também estão inclusos no BRDE Energia sistemas de micro e minigeração de energia. Isso significa investir na produção da energia que seu negócio consome. Nesta modalidade, até mesmo pessoas físicas podem receber crédito para comprar os equipamentos e sistemas de gestão por meio de nossas instituições parceiras conveniadas.

b) Geração – no que diz respeito à geração de energia, são financiáveis quaisquer projetos e investimentos na produção de energia renovável, principalmente Usinas Eólicas, Usinas Solares, Pequenas Centrais Hidrelétricas, Usinas de Biomassa etc., que tenham como objetivo a eficiência energética, a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental.
Itens Financiáveis:

• Implantação de sistemas de micro e minigeração de energia;
• Desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços, bem como substituição e ou aprimoramento dos já existentes para promover maior eficiência energética no ambiente produtivo ou comercial e relacionados a projetos de micro e minigeração;
• Aquisição de softwares, máquinas, equipamentos e serviços relacionados a projetos de micro e minigeração e eficiência energética;
• Implantação de sistemas de transmissão e distribuição de energia elétrica mais eficientes e redes inteligentes (“Smart Grid”);
• Modernização e ou adequação das instalações produtivas ou comerciais para maior eficiência energética;
• Substituição de sistemas tradicionais de iluminação pública ou empresarial por sistemas mais eficientes.

O BRDE atua de forma conjunta com outras instituições relacionadas ao setor, participando de modo proativo nas políticas públicas associadas à questão da energia. O Banco tem sido um importante articulador de projetos no segmento, contribuindo para a viabilização de vários empreendimentos na Região Sul. Entre as instituições parceiras do BRDE no desenvolvimento desse programa estão os governos dos 3 estados e seus órgãos ambientais, empresas públicas do setor de energia como a Celesc, associações empresariais e de classe como Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas, as Federações das indústrias e muitas outras.

Venha participar do principal evento de Biomassa e Energia do Brasil. Solicite seu código promocional.


CIBIO – CONGRESSO INTERNACIONAL DE BIOMASSA / Feira EXPOBIOMASSA 2016
DATA: 15 e 16 de junho
Local: Federação das indústrias do Estado do Paraná
Curitiba / Paraná / Brasil

Contato:
55+ (42) 3086.8588 (42) 3025.7825
contato@congressobiomassa.com

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: