Medir a umidade da biomassa garante maior poder energético

Image

Empresa MARRARI, destaque em sistemas de medição de umidade para Biomassa confirma presença na EXPOBIOMASSA 2016

Empresa destaque em sistemas de medição de umidade para Biomassa confirma presença na EXPOBIOMASSA 2016

A biomassa normalmente é comercializada a granel. O método mais utilizado para quantificar os recebimentos é o peso da carga. O grande problema de quantificar pelo peso é o conteúdo de umidade do produto. Veja o exemplo:

• 30 t de biomassa a 50% de umidade tem 15 ton de água;
• 30 t de biomassa a 30% de umidade tem 9 ton de água;

A diferença referente ao teor de umidade é de 6 ton ou seja, 20% da carga!

Para contornar essa dificuldade pode-se quantificar o material pelo seu volume em m³. Essa metodologia é muito conveniente já que o volume dos cavacos de madeira não varia para teores de umidade acima do ponto de saturação das fibras. O PSF varia entre as espécies e situa-se na faixa de 22 a 30%.
Assim, para biomassa com conteúdo de umidade acima de 30% a variação de umidade não afeta o seu volume. Usando o exemplo anterior, em ambas as situações o volume seria exatamente o mesmo.

O equipamento mais comum no mercado são as balanças, sejam do tipo rodoviário ou integradoras. Ambas são soluções bastante difundidas e se prestam muito bem à quantificação de materiais não higroscópicos.
Por outro lado a medição de volume poderá ser feita considerando-se o volume da carga de caminhões ou caçambas ou então por meio de medidores de volume instalados em esteiras transportadoras de carga ou descarga.


A empresa MARRARI AUTOMAÇÃO, vem se destacando muito nos últimos anos no setor de biomassa e energia. Muitas empresas que trabalham hoje com biomassa e querem ter um controle do poder calorífico, umidade, tem os equipamentos da empresa, para uma gestão simples e exata de todo o processo.

A MARRAI AUTOMAÇÃO, também divulga estudos, promove cursos, cria novas tecnologias, divulga matérias sobre a medição da umidade da biomassa, artigos em Revistas, Palestras em eventos, Etc.
Atuando no mercado de automação industrial há 25 anos, a Marrari oferece uma linha bastante diversificada de produtos, comenta o Sr. Celso Martini, diretor da empresa

- Quais os principais diferenciais dos medidores de umidade da empresa, e suas aplicações? Quais os principais segmentos que a empresa atua?

A linha de medidores e controladores MARRARI aumenta a cada ano. Nossos medidores destacam-se por serem soluções inovadoras em vários aspectos. Hoje temos duas famílias de medidores portáteis específicos para biomassa: M60 e M70.
Os medidores da família M60 são voltados para medição de umidade de lenha e toras de madeira e estendem sua aplicabilidade a fardos de palha de cana (palhiço) ou outros materiais enfardados.
Já a linha M70 abarca praticamente todos os tipos de biomassa a granel: cavacos de madeira, biomassa florestal, bagaço de cana, casca de coco, casca de arroz e inúmeros outros produtos granulados.
Mais opções estão em construção para atender necessidades específicas: medidores com menor volume amostral, medidores compactos, medidores com hastes especiais que suportam grandes esforços mecânicos, novas interfaces de operação para facilitar o trabalho do operador, etc, etc, etc. Os conceitos de inteligência artificial aplicados à nossa linha de produtos geram possibilidades ilimitadas, reafirmando nossa filosofia: inovar sempre! Essa é a receita para atender um mercado em constante mutação.

- Apesar de todas as terríveis notícias principalmente em cunho político, o setor da biomassa e energia tem avançado, quais são os aspectos que fazem com que a valorização da biomassa como geração de energia se valorize a cada dia, mesmo em tempos difíceis?

Nenhuma resposta é simples num cenário que se complica com o tempo. Não me refiro apenas ao mercado nacional. Há pouco tempo o mercado da biomassa foi impulsionado pelo preço estratosférico do petróleo. Isso mudou e a biomassa continua como uma opção. Por que? No meu entender essa instabilidade e a necessidade de planejamento de longo prazo leva o mercado a apostar em soluções mais confiáveis, onde os preços apresentem comportamento mais previsível.
Um fator importante e poucas vezes lembrado é o caráter ‘democrático’ do mercado de biomassa.
Ele não pertence e não está sob o domínio de poucos. Assim, por si só, tende a ser mais estável e coerente com as condições do momento. O poder concentrado nas mãos de poucos gera distorções não apenas na política. A disseminação do poder de gerar energia cria um mercado que tende a ser muito estável. Deveríamos como sociedade incentivar todas as iniciativas nesse sentido: biomassas de todo o tipo, incentivo ao uso do etanol, energia eólica, etc, etc.

Já houve alguns eventos que abordavam os temas da biomassa com Congresso e até feira, algumas iniciativas neste sentido houveram no passado, porém nada que focasse 100% do evento Congresso e exposição nos temas e tecnologias voltadas exclusivamente ao setor. Qual a importância para o setor ter um evento exclusivo?

Foco é fundamental. Um evento que apresente soluções e discuta tecnologias para o setor é essencial. É nesse modelo que podemos apresentar e conhecer o que existe e o que ainda há por fazer. As oportunidades geradas são imensas. Por outro lado não devemos nos esquecer de que distintos pontos de vista são também importantes para a disseminação e a prova de novas ideias.


Para maiores informações sobre as tecnologias da MARRARI para os setores de energia em cana-de-açucar, floresta, agronegócio acesse: www.marrari.com.br
Telefone: (41) 3332.9393

SERVIÇO:
EXPOBIOMASSA 2016 / CIBIO – CONGRESSO INTERNACIONAL DE BIOMASSA
DATA: 15 e 16 de junho
Local: Federação das indústrias do Estado do Paraná
Curitiba / Paraná / Brasil

Contato:
55+ (42) 3086.8588
contato@congressobiomassa.com
Site: www.congressobiomassa.com

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: