CEMIG confirma apoio oficial e participação no CIBIO 2016

Image

Evento vai trazer os principais especialistas do setor da Biomassa para 2 dias de debates

A Cemig, apoiada no pilar econômico da sustentabilidade, vem consolidando sua participação societária em várias empresas de relevância no setor energético nacional e internacional. Exemplo disso é a participação da Cemig em uma linha de transmissão no Chile, em parceria com a Empresa Lusa do Chile. Visando desenvolver a capacidade gerencial para operar nos ambientes regulatórios de outros países, a Empresa investiu cerca de US$ 88 milhões para uma participação de 49%.

Destaca-se também a aquisição de 49% da participação societária em três parques eólicos da Energimp S.A. localizados no Ceará, com potência total de 100 MW, além da aquisição da participação acionária em conjunto com um fundo de investimentos de 65,85% na Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A. – Taesa (antiga Terna Participações), holding de transmissão de energia, o que representou um marco para a Empresa. Em função dessa aquisição, a Cemig passou a ser o 1º maior grupo de transmissão de energia elétrica no Brasil, totalizando 15.650 km em linhas de transmissão, o que representa 24% do mercado.

Para Cláudio Homero, a matriz energética brasileira tem se diversificado nos últimos anos. Desde o início dos anos 2000, já passamos por várias ondas. Do sucroenergético, da energia eólica e mais recentemente da energia solar fotovoltaica. A RN482 da Aneel regulamentou e incentivou a Geração Distribuída em pequeno porte.
Como resultados dessas ondas, observa-se a consolidação de tecnologias e a sua competição. Isso é bom, pois a diversificação da matriz agrega segurança energética, com os benefícios de redução da carga ou sobrecarga nas fontes primárias, além de fomentar soluções regionais. O Plano Decenal de Expansão de Energia Elétrica (PDE) editado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) prevê um crescimento da matriz em 56% para os próximos 10 anos cujo maior expansão ocorrerá em energia renovável, principalmente em Eólica, Biomassa e Solar. Entretanto, em função da atual crise econômica brasileira, espera-se para o próximo documento de planejamento uma revisão nessa trajetória.

Ainda segundo Cláudio Homero, do ponto de vista do mercado cativo, para que uma fonte tenha ampliada a sua participação, se faz necessário que ela tenha competitividade frente as demais opções. Uma forma de se modificar o cenário atual seria a realização de leilões por fonte ou leilões regionais. A competividade possui diversos componentes, mas sem dúvidas, o desenvolvimento e consolidação da tecnologia ou o seu desenvolvimento nacional sem dúvida contribuiriam para esse quesito.
Do ponto de vista do mercado livre ou do consumidor, além da questão econômica, ainda deve ser avaliada a questão associada a confiabilidade, expressando a escolha com uma decisão de negócio.

A CEMIG é apoiadora oficial do CIBIO e EXPOBIOMASSA 2016, além da participação de um especialista da companhia na programação do Congresso apresentando informações sobre os últimos estudos realizados em biomassa e bioenergia.

SERVIÇO:

EXPOBIOMASSA / CIBIO 2016
DATA: 15 e 16 de junho
Local: Federação das indústrias do Estado do Paraná
Curitiba / Paraná / Brasil

Contato:
55+ (42) 3086.8588
contato@congressobiomassa.com
Site: www.congressobiomassa.com

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: