Energia Eólica está em constante crescimento no Brasil

Image

Geração com fontes de Energias Renováveis aumentam seu espaço a cada ano

Energia Eólica está em constante crescimento no Brasil

A produção de energia renovável brasileira ganhou um incentivo desde que o Brasil apresentou metas voltadas para o setor na Conferência do Clima em Paris. Dentre os pontos estabelecidos no evento, o país se comprometeu a alcançar uma participação estimada de 45% de energias renováveis na matriz energética até 2030.
Para alcançar sua meta, o país deverá mesclar tanto as fontes de produção hídroelétricas, como as fontes limpas. Por conter um histórico favorável de recursos naturais, o país ganha destaque na produção de energia eólica, tornando-se assim uma das economias mais eficientes na geração de PIB por consumo energético.
A produção de energia através dos ventos vem mudando gradativamente nos últimos 10 anos. Atualmente a sua participação nos leilões competitivos do setor elétrico desenvolvidos pelo governo federal tem sido bastante destacada. O motivo faz parte do esgotamento dos recursos hidrelétricos economicamente e ambientalmente aproveitáveis e a segurança do abastecimento do sistema nacional.

De acordo com a presidente executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), Elhia Silva Gannoum, a energia eólica vem contribuindo para o desenvolvimento do país, sendo responsável pelo abastecimento de 14 milhões de lares brasileiros.

Ainda segundo Gannoum a indústria de energia eólica vem ocupando cada vez mais o espaço no Brasil, sendo a segunda fonte mais competitiva e mais contratada nos últimos anos. Dados da ABEEólica demonstram que a produção de energia eólica representam cerca de 6% do sistema total de energia, atingindo assim a marca de 10% em atendimento de picos a carga brasileira.

Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: