Geração de energia com biomassa

Image

Produção de Biomassa no país pode contribuir muito para o setor energético

O consumo de energia aumentou em todo o mundo nos últimos anos. Em 2014 o Brasil chegou a ser o nono maior consumidor de energia do mundo e o terceiro maior no hemisfério ocidental. De acordo com os especialistas, acredita-se que o país brasileiro terá aumentando seu consumo em 50% até 2030.

Diante de tal afirmação, muitos desafios começam aparecer para o país, pois atender a essa demanda crescente de energia exige que o país possua formas confiáveis, escalável, sustentável e economicamente eficiente.

A oportunidade agora está para as energias de fontes renováveis, as quais existem desde energia solar, que é produzida a partir do sol, como também de eólica e hidrelétrica. Mas de acordo com muitos profissionais do setor energético, a fonte que mais possui capacidade para suprir o país é a produzida a partir da biomassa, pois o país possui varias vantagens que facilitam esse tipo de energia como o clima, a geografia, a infraestrutura e o Know-how.

A produção de energia a partir de biomassa é favorecida pela quantidade de terras aráveis do país que estão em alta disponibilidade para serem utilizadas. Além disso, as indústrias açucareiras do país também já desempenham um grande papel na matriz energética do país, onde a produção do etanol favorece a criação da palha e do bagaço da cana, utilizada nas usinas de biomassa.

Além da biomassa, as usinas de cana de açúcar contribuem para o crescimento da produção de biocombustíveis, tanto de primeira como de segunda geração. Dentre as vantagens para esse tipo de produto está a capacidade do país em obter várias culturas por ano e na mesma terra, o que faz dele um produto de solução economicamente eficiente.

Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: