Biomassa florestal econômica e ambientalmente viável

Image

A biomassa florestal está ganhando terreno quando se trata de geração de energia

Cada vez mais empresas estão estudando maneiras para diminuir o gasto com consumo de energia. Uma das formas é gerar a própria energia através da queima de biomassa. Albino de Sousa, gerente de operações da FL Florestal explica que a biomassa florestal é muito utilizada por usinas de álcool, que misturam o cavaco com o bagaço da cana justamente para enriquecer o combustível, já que o cavaco de eucalipto tem quase o dobro do poder calorífico do bagaço. “Empresas de alimento também são grandes consumidoras, isso porque precisam fazer a secagem e cozimento dos produtos. As indústrias de cimento estão substituindo o coque, que é de origem mineral e altamente poluente, pela biomassa de cavaco, que é de fonte renovável”, lembra ele.

A principal árvore utilizada para a produção de biomassa é o eucalipto. Mas o especialista conta que o processo é viável também com a Hevea brasiliensis, mais conhecida como seringueira. “Começamos a utilizar a seringueira no Mato Grosso, há um ano e ela tem se mostrado bastante viável. A performance é melhor ou igual a do eucalipto, com a vantagem de se tornar mais barata no final do processo”, explica Albino de Sousa.

A expectativa para o mercado de biomassa florestal é de que melhore em dois ou três anos. “Apesar da crise econômica as indústrias estão buscando novas alternativas. Cadeiras movidas com óleo combustível ou gás estão fazendo a substituição por biomassa florestal”, afirma ele.

Albino de Sousa é gerente de operações da FL Florestal, empresa que produz, fornece e consome biomassa florestal. Ele será um dos debatedores da Plenária “Biomassa Florestal”, na manhã do dia 11 de março dentro da programação do Mundo Vermeer.

O Portal Biomassa BR apoia a realização do MUNDO VERMEER.

Saiba mais em www.mundovermeer.com


Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: