Energia Renovável no esporte nacional

Image

Arena Pernambuco possui Usina de Energia Solar para gerar energia

Para fortalecer ainda mais o quesito sustentável, muitos clubes de futebol brasileiros estão investindo em empreendimentos a favor da natureza. Um exemplo é a Arena Pernambuco, a qual foi construída para a Copa do Mundo no Brasil em 2014 e hoje é um grande empreendimento de energia solar para o país.

A Arena conta com uma usina solar em um terreno de 15 mil m². Os equipamentos produzem energia a partir dos raios solares e é capaz de abastecer cerca de seis mil residências. A manutenção do equipamento é realizada através da concessionária que administra o local e toda a energia que é produzida a mais pelo estádio é encaminhada para a Companhia de Energia Elétrica de Pernambuco (Celpe).

A usina de energia solar é monitorada pela equipe de Engenharia e Manutenção da Arena através do chamado “sistema supervisório”. De acordo com Marília Bechara, responsável pela área de Engenharia e Manutenção, o sistema é essencial para o bom funcionamento da usina solar. “O supervisório é fundamental para o controle real de eficiência do sistema. Podemos monitorar, de dentro da Arena, todo o funcionamento da Usina em uma única tela de computador” explica ela.

Para monitorar a incidência de raios solares no painéis, a arena conta também com uma estação de meteorologia, a qual monitora as condições climáticas, mede a radiação solar, , controla a intensidade, a direção dos ventos, o índice pluviométrico, a pressão atmosférica e a umidade relativa do ar.

Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: