Biomassa para geração de energia é destaque

Image

Energia Renovável está em crescimento no Brasil nos últimos anos

Cada vez mais o Brasil vem investindo em energias renováveis para suprir a falta de energia causada por escassez de água. Devido à crise hídrica muitos estados estão optando por maneiras alternativas de produzir energia como a produção de energia eólica, energia solar e biomassa.

Dados do relatório Tendências Globais em Investimentos em Energias Renováveis de 2014 produzido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) ressaltam que o Brasil investiu cerca de 7,6 bilhões de dólares em energia renovável em 2014, um aumento de 93% se comparado ao ano anterior.

Um dos elementos que mais tem contribuído para o aumento deste tipo de energia são os leilões realizados pelo governo federal para reserva de energia. Muitos empreendimentos são contratados, contribuindo com a matriz energética do país.

Segundo Marília Vanut, da Secretaria de Energia e Mineração de São Paulo, além de energia solar e eólica, o Brasil está investindo também na produção de biogás, o qual é produzido a partir de resíduos sólidos, resíduos orgânicos e cavacos de madeira. Segundo ela a produção de energia solar e eólica vem para complementar o período entre safra que diminui a produção de biogás.

Para Vanut todo tipo alternativo de produção de energia é válido e precisa ser analisado de forma isolada. “Penso que tem que ser analisado cada uma das particularidades das usinas, analisar quanto ela produz, qual é a sua localidade, se há incidência solar, se ela está em uma linha de vento e também se está perto de uma pequena central hidrelétrica” ressaltou ela.

Sobre as pequenas centrais hidrelétricas (PCH), Geraldo Lúcio Tiago Filho, da Universidade Federal de Tajubá, ressalta que o crescimento do setor está caindo bastante devido aos leilões, já que o preço da energia eólica é mais barato do que aos das PCH’s. Segundo Geraldo as principais dificuldades das PCH’s no momento está no setor financeiro, no processo de registro da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o qual é mais complexo do que as outras fontes e envolve um investimento maior para saber se o potencial do rio é viável e para a criação de um projeto básico que será aprovado ou não pela Aneel.

Apesar de todos os desafios que a produção de energia elétrica tem passado nos últimos anos é possível ter boas expectativas para o futuro, uma vez que o investimento em outras fontes de energia se tornou essencial no momento atual.


Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: