Energia Limpa

Image

Carros elétricos e híbridos terão desconto no IPVA em São Paulo

Na semana passada em São Paulo, capital, o prefeito Fernando Haddad assinou um decreto de regulamentação que favorecerá o comércio de veículos elétricos no município. O documento prevê um desconto de 60% no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para os motoristas que comprarem veículos elétricos e híbridos, os quais possuem um motor a combustão e elétrico.

A nova medida tem como objetivo estimular o uso de veículos não poluentes. O IPVA é um imposto estadual que deve ser pago por ano por qualquer motorista que possua veículo emplacado. De acordo com a Associação Brasileira de Veículo Elétrico (ABVE) a procura por carros desse tipo ainda é pequena, sendo a frota total de todo o país de três mil veículos elétricos.

Apesar de não serem divulgados quantos veículos elétricos circulam em São Paulo, é possível afirmar que o modelo elétrico tem inúmeras vantagens, sendo a principal delas o não uso de combustíveis fósseis, chamados assim de zero emissão. Infelizmente no Brasil os veículos são extremamente caros, já que os mesmos ainda possuem grandes desafios como a autonomia da bateria e também a necessidade de uma rede de pontos de recarga rápida, os quais permitem que os veículos trafeguem por grandes períodos.

De acordo com um dos diretores da ABVE, Island Faria Costa, apenas um modelo elétrico é comercializado no país e três híbridos. “O custo de aquisição é um dos grandes impeditivos da disseminação desta tecnologia, que, por outro lado, é muito mais barata no abastecimento e manutenção” explica ele. Costa ainda acrescenta “Além de custar menos no uso, o veículo elétrico contribui com a saúde pública, pois não gera poluição sonora e do ar”.

Para os interessados em requerer o desconto no IPVA, o exercício de 2015 deve ser efetuado por um sistema eletrônico a ser disponibilizado pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, aberto anualmente no mês de maio.

Fonte: Biomassa BR com informações do site G1- São Paulo

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: