Biocombustíveis

Image

Cientistas Israelenses desenvolvem pesquisa sobre produção de biocombustível a partir de algas marinhas

A procura por opções de fontes de energia renovável está em constante crescimento no mundo. A fabricação de biocombustível a partir de material vegetal está entre as soluções propostas e tem tido seu potencial elevado. As plantas são consideradas pelos cientistas produtores primários, o que os permite produzir biodiesel ou bioetanol.
De acordo com os estudiosos israelenses o desenvolvimento de biocombustível a partir de plantas é capaz produzir cerca dois milhões de barris de combustível limpo por dia. A ressalva está na rentabilidade econômica do processo, a qual exige área para o cultivo e produção de gás, ambas dependentes dos subsídios do governo.

Pensando nisso, a Universidade de Tel Aviv, em Israel, desenvolveu uma pesquisa inovadora que produz combustível limpo a partir de algas. A pesquisa realizada mostra que a produção de bioetanol, fabricado a partir de algas do mar está crescendo. A vantagem no cultivo das algas está no crescimento rápido, no processo de produção simples e também na utilização dos habitats que não interferem na agricultura de alimentos.

Porém, apesar de todas as vantagens encontradas na produção de algas, o preço do biocombustível atualmente é extremamente caro para competir com os combustíveis fósseis, devido aos gastos com a sua produção. Um exemplo dado pelos cientistas é que a produção feita a partir de algas custa em torno de sete dólares por galão, o que seria o dobro do preço cobrado pelo galão da gasolina regular oferecida nos postos.

A boa notícia é que os cientistas ainda não desistiram de tornar a produção de algas mais rentável. A ideia é que além de utilizá-la para o biocombustível, o aumento das algas marinhas poderá contribuir para a limpeza da água do mar, já que as mesmas contêm materiais orgânicos.


Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: