Evento

Image

Equilíbrio térmico e reaproveitamento de energia são temas de curso da UniUDOP

No momento atual do setor com custos altos e preços baixos dos nossos produtos, uma boa alternativa é buscar agregar valor à cadeia produtiva. Sendo assim, a 1ª aula/palestra Industrial da UniUDOP de 2015 traz como tema central a maximização do potencial energético da cana-de-açúcar. O curso será realizado no dia 23 de julho, no auditório da churrascaria Terra do Boi em Araçatuba/SP. Associados UDOP têm direito a duas inscrições isentas.

O assunto, de grande importância para o setor bioenergético, será dividido em dois temas. O primeiro "Equilíbrio Térmico em Usinas com Foco em Sobra de Biomassa, Exportação de Energia Elétrica e outras possibilidades", será apresentado pelo diretor técnico da FCS Engenharia e Consultoria, Fernando Cullen Sampaio. Ele elencará o assunto em potencial energético da cana; disponibilidade de palha como fonte energética; eficiência energética x sobra de biomassa (balanço energético da planta); discussões sobre alternativas para redução do consumo de vapor no processo; e alternativas para utilização do excedente de biomassa: energia elétrica (condensação) ou etanol celulósico.

A segunda palestra terá como tema o "Reaproveitamento e Otimização de Energia - Área de utilidades", que trata os tópicos sobre eficiência térmica de caldeiras; eficiência de turbo geradores; otimização de acionamentos (turbinas e motores); otimização do balanço hídrico; otimização de circuitos de bombeamentos em geral; isolamento térmico; otimização do circuito de bagaço; balanço de massa e energia do vapor de alta pressão; aplicação de ciclo regenerativo; e recuperação da palha da cana. O palestrante será o diretor da MCE Engenharia e Sistemas, e docente de pós graduação da Faap, José Campanari Neto.

O evento é uma promoção da UDOP em parceria com a Stab e conta com o apoio cultural das empresas Bayer CropScience, Deloitte, FMC, GE, Helamin e Syngenta. Para realizar as inscrições, bastar entrar no portal da UDOP, no menu UniUDOP - Aulas/Palestras - Industrial. Mais informações nos contatos (18) 2103-0528 ou uniudop@udop.com.br.


Serviços:

1ª aula/palestra do Curso Industrial de 2015
Tema: Maximizando o potencial energético da cana: equilíbrio térmico e reaproveitamento de energia
Data: 23 de julho
Hora: 9h às 17h
Local: Auditório da Churrascaria Terra do Boi
Av. Brasília, 2.012 - Jardim Nova Iorque - Araçatuba/SP
Inscrições: até o dia 20 de julho no portal da UDOP (www.udop.com.br)
Mais informações: (18) 2103-0528 ou uniudop@udop.com.br

Camila Lemos
Fonte: Agência UDOP de Notícias

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: