Biocombustíveis

Image

Pesquisa da Embrapa pretende transformar eucalipto em biocombustível

Uma pesquisa realizada pela Embrapa em parceira com Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (ARS/USDA) visa transformar o eucalipto em biocombustível.

O material extraído da planta é viscoso, podendo assim ser utilizado em caldeiras para geração de energia, além disso, o material também pode ser convertido em produtos como gasolina, querosene de aviação e químicos de origem renovável.

O estudo sobre o eucalipto começou em 2013 pela analista Anna Letícia Pighinelli, a qual testou três variedades de eucalipto no processo de pirólise, que trata-se de um processo termoquímico que consiste na degradação de matéria orgânica na ausência de oxigênio. Atualmente pesquisadores estão fazendo experimentos com a adição de catalisadores.

A expectativa do trabalho feito em conjunto entre a Embrapa e o ARS/USDA é desenvolver tecnologias de aproveitamento energético de espécies florestais como o eucalipto. Três espécies da planta foram escolhidas como biomassa para a pesquisa que são: Eucalyptus urophylla, Eucalyptus grandis e Eucalyptus urograndis

Fonte: Biomasa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: