Internacional

Image

Investimento em Energia Renovável nas Filipinas ainda é lento

O alto custo e a incompatibilidade na oferta e procura tem afastado os investimentos em energia renovável nas Filipinas. Apesar de estabelecer metas para aumentar o uso de energia limpa em sua necessidade energética, o país ainda continua bastante dependente de combustíveis fósseis.

As Filipinas possuem uma forte capacidade de energia hidrelétrica e geotérmica que juntas compõem cerca de 5,274MW da sua capacidade total. Já as fontes de energia renovável como eólica e solar representam cerca de 117Wm, o que indica um possível crescimento.

Apesar da lei aprovada em 2008 que incentiva o uso de energias renováveis no país houve pouco avanço desse tipo de energia no país nos últimos anos. De acordo com o consultor de energia limpa, Michael Guarin, o país ainda importa grande parte de combustíveis fósseis como carvão, petróleo e gás, porém os incentivos dados a esse tipo de combustível é bem maior do que o de energias limpas, o que dificulta os investimentos sustentáveis no país.

No país as usinas construídas para gerar energia limpa precisam de um investimento maior se comparada com aquelas que utilizam combustíveis fósseis. Produzir também é mais caro, já que existe a necessidade de aumentar a demanda para que a energia se torne mais barata. Guarin ressalta que estes e outros motivos sãos os responsáveis por manter as Filipinas fortemente dependente dos combustíveis fósseis para suas necessidades energéticas.

Fonte: Biomassa Br

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: