Energia Elétrica

Image

ONS corta previsão de carga de energia em abril para queda de 0,9%

O Operador Nacional do Sistema elétrico (ONS) reduziu na pultima semana a perspectiva para a carga no Sistema Interligado Nacional (SIN) em abril de alta de 0,7 por cento projetada na semana passada para queda de 0,9 por cento.

Segundo o relatório Informe do Programa Mensal de Operação (IPMO), o indicador custo marginal de operação (CMO), que compõe o valor da eletricidade no mercado de curto (PLD), subiu em todas as regiões para a próxima semana.

No Sudeste, Centro Oeste e Sul, o CMO passou a 949,64 reais por megawatt/hora ante 916,06 reais nesta semana. No Nordeste o CMO subiu de 819,76 para 824,58 reais e no Norte houve salto para 218,47 reais ante 92,03 para esta semana.

O relatório indica cenário praticamente inalterado em relação às estimativas da semana passada sobre chuvas que chegarão aos reservatórios das hidrelétricas do país até o final do mês.

A previsão constante do IPMO mostra afluências a 85 por cento da média histórica para o Sudeste ante 88 por cento estimado na semana passada. Para o Nordeste, a estimativa passou de 59 para 58 por cento da média, enquanto para o Sul houve elevação de 115 para 117 por cento da média histórica de abril, último mês do tradicional período chuvoso do país.

Para os reservatórios das hidrelétricas, a expectativa para o fim do mês está se mantendo acima dos 30 por cento na região Sudeste, patamar que segundo fontes do governo será suficiente para as represas atravessarem o período de estiagem e chegarem a novembro, quando em tese voltam as chuvas, ainda acima do limite de 10 por cento.

Segundo o IPMO, a previsão para o Sudeste é que as represas de hidrelétricas da região terminem abril com nível operativo de 33,2 por cento ante 30,83 por cento na quinta-feira e bem acima dos cerca de 16 por cento do início de fevereiro.

Já para as hidrelétricas do Nordeste a previsão de nível é de 27,9 por cento ante 25,7 por cento na véspera. Para o Sul, a expectativa é de 44,8 por cento ante 39,38 por cento na quinta-feira, e para o Norte a expectativa é de reservatórios a 80,2 por cento ante 73,07 por cento na véspera.

Alberto Alerigi Jr. com edição de Luciana Bruno
Fonte: Reuters

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: