Especial; "Empresas e Soluções"

Image

Trituradores da Vermeer viabilizam descarte sustentável de resíduos de madeira

As tecnologias reduzem custos e ainda fornecem biomassa para cogeração de energia

A Vermeer Brasil possui soluções específicas para os segmentos florestal, reciclagem, compostagem e biomassa e destaca dois casos de sucesso no interior do Estado de São Paulo - o condomínio Recanto Tranquilo, em Atibaia, e a Operflora, com sede em Porto Feliz, que é uma empresa especializada em operações florestais.
No primeiro caso, a demanda por economia e sustentabilidade na reciclagem de resíduos vegetais levaram a gerência do condomínio até a Vermeer. O triturador de galhos BC1000XL opera para mais de 470 famílias e ainda na manutenção de 60 lotes vazios. Segundo Waldomiro B. Mello, Presidente da Diretoria Executiva da AMART, responsável pela gerência do condomínio, o triturador de 49 hp, adquirido com a fabricante em 2013, está funcionando muito bem e proporcionando boa economia no transporte e armazenamento dos resíduos. No quesito de transporte, o responsável afirma que o processo reduziu de seis para apenas uma viagem de caminhão ao local de descarte. Além disso, foi possível dispensar o suporte de uma retroescavadeira, que elevava os custos operacionais do serviço. “Em adição, o local de despejo, que já estava ficando saturado, agora comporta um volume dez vezes maior, trazendo a solução que precisávamos”, relata Mello. Em conjunto com a produtividade, a gerência do condomínio decidiu iniciar um processo de compostagem do material triturado, utilizando o que era um estorvo para servir de adubo e ser bem aproveitado.
O segundo caso envolve a Operflora, que presta serviços na área de energia renovável, colhendo, triturando e produzindo biomassas para o setor de combustíveis, além de cultivar florestas próprias de eucalipto. A empresa investiu na aquisição de três trituradores móveis HG6000TX, em 2013. O equipamento de alta capacidade está operando com laranjeiras em uma plantação de oito mil hectares, processando o material para ser utilizado na fabricação de pellets, biocombustível de alto poder calorífico.

Segundo Eduardo Borin, Presidente da Operflora, o equipamento apresenta uma produção média de 40 t/hora com pés de laranja, picando tocos com até 1,60 metros de comprimento por 80 cm de diâmetro. O empresário ainda deixa claro o motivo pela escolha do modelo: “Tratando-se de picadores nacionais, não há qualquer concorrente que supere a capacidade e eficiência desses equipamentos. A Vermeer é a única que atende a essa grande produção que estamos demandando”, elogia Borin. Para ele, o investimento foi fundamental para aumentar os negócios da empresa e atender aos contratos com clientes de maior porte.

Além dos benefícios de produtividade e consumo do produto, o executivo, com mais de 40 anos de experiência no setor, afirma que o pronto atendimento da Vermeer foi essencial para fechar o negócio. A negociação envolveu a participação da equipe comercial de vendas e pós-vendas, bem como a equipe técnica, mostrando ao interessado a estrutura da empresa no Brasil e a nacionalização gradativa de seus produtos. “Se esse acompanhamento de qualidade for mantido continuaremos fieis à Vermeer”, conclui Borin, mostrando interesse em adquirir outros cinco modelos nos próximos anos.

Segundo ele, essa parceria tornou possível a produção de 25 mil toneladas por mês de biomassa, atendendo aos mercados de celulose, têxtil, cerâmica e muitos outros setores que dependem do processamento de materiais orgânicos, como tocos de árvore e bagaço de cana, para obter os pellets. Para Borin, essa demanda alta pela solução surgiu dos ganhos ambientais que as empresas recebem em troca, convertendo a queima de combustíveis fósseis por biomassas, recebendo “créditos carbono”, ou Redução Certificada de Emissões (RCE), que pode ser comercializado no mercado internacional.

Sobre a Vermeer (vermeerbrasil.com)

A Vermeer conta com mais de 65 anos de experiência no mercado e possui uma ampla presença ao redor do mundo. Está focada nas necessidades dos clientes, identificando e antecipando soluções para que a execução das obras seja mais produtiva e rentável. Atua nos mercados de infraestrutura subterrânea, construção, mineração, arboricultura, jardinagem, processamento de resíduos de madeira, reciclagem orgânica, fenação e silagem, oferecendo os seguintes equipamentos: valetadeiras, mineradores de superfície, perfuratrizes direcionais horizontais, minicarregadeiras, instaladores de cabos, escavadores a vácuo, trituradores florestais, destocadores, compostadores orgânicos, segadoras condicionadoras, enfardadoras, enleiradores, entre outros.
A Vermeer Latin America é um de seus escritórios regionais e está localizada na cidade de Valinhos, interior do Estado de São Paulo, com a intenção de desenvolver novos produtos e soluções projetados para adaptarem-se especificamente às necessidades dos clientes na América Latina. E, pela grande importância do Brasil no panorama mundial, há quatro anos a Vermeer assumiu a distribuição de seus produtos dentro do território brasileiro, sendo responsável direta pela venda de equipamentos e peças genuínas, assistência técnica especializada e treinamentos de operação e manutenção.

Com informações da HD7 Comunicação Integrada

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: