Evento

Image

Evento de Carvão vegetal realizado pela SIF movimentou o setor no Brasil

Nos dias 22 e 23 de outubro, empresários, estudantes e especialistas, estiveram reunidos em Belo Horizonte para discutir os principais desafios e obstáculos para produção de carvão vegetal no Brasil.

FÓRUM NACIONAL sobre CARVÃO VEGETAL,

O evento teve como objetivo, estimular a aplicação de novas tecnologias como fontes alternativas de energia da biomassa florestal, debater interesses econômicos, sociais e ambientais diante de novas alternativas, possibilitar a troca de experiência entre pesquisadores, profissionais, e estudantes de pós-graduação, etc.

Com um programa atrativo e focado em levar as últimas tendências, tecnologias sobre produção de carvão vegetal, o FÓRUM NACIONAL sobre CARVÃO VEGETAL, reuniu aproximadamente 300 participantes, todos unidos no objetivo de discutir o futuro do setor no Brasil.

Algumas importantes palestras foram apresentadas por alguns dos principais especialistas do assunto no setor em nível nacional. João Pignataro Pereira – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, apresentou uma palestra sobre a aadeia produtiva de carvão vegetal: Implicações econômicas, ambientais e sociais, Mateus Reis – Grupo Mutum, falou sobre o transporte e logística de carvão vegetal, e encerrando as atividades no dia 23, foi organizada uma mesa redonda com pesquisadores, consultores, produtores e governo, que teve como tema – Cadeia produtiva do carvão vegetal. A moderadora foi á professora, Angélica de Cássia Oliveira Carneiro – Universidade Federal de Viçosa .

Ao todo quinze palestras apresentadas em alto nível, tornando o evento uma referência no setor de carvão vegetal em nosso país.

O evento foi apoiado pelo Portal Biomassa BR e Jornal brasileiro de Biomassa. Foram distribuídos exemplares do JB aos participantes. A edição que circulou no evento, teve um artigo especial sobre o tema do Carvão Vegetal, Elaborada pela professora Cássia Carneiro, parceria desde o começo do Jornal Biomassa.

Sobre a SIF:

Criada em 1974 pela parceria entre a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e as principais empresas florestais do Brasil, a SIF visa dar suporte ao desenvolvimento das pesquisas e da qualificação profissional a partir de projetos de cunho científico, econômico e socioambiental.
A atuação junto a empresas florestais e indústrias de celulose e papel, painéis de madeira e siderúrgicas a carvão vegetal, nestes 40 anos, é resultado do profissionalismo, proatividade e integridade, buscando inovar e promover a sustentabilidade nestas empresas.

Esta parceria público-privada proporciona recursos para modernização de laboratórios e contratação de profissionais capacitados a conduzir pesquisas coordenadas por renomados professores das áreas florestal e ambiental. Todo o conhecimento gerado é disponibilizado à sociedade na forma de publicações, através da Revista Árvore, do Jornal SIF, boletins e website.


Fonte: Portal Biomassa BR
Da Redação

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: