Artigo exclusivo

Image

Investir em sorgo biomassa pode gerar renda extra aos usineiros

O aumento do spot do megawatt/hora (MWh) para até R$ 800,00 e a estiagem prolongada que levou os reservatórios das hidrelétricas a níveis alarmantes de esvaziamento motivou usineiros a ampliar suas atividades com o fornecimento de energia gerada por biomassa. Além dos resíduos agrícolas disponíveis regionalmente como fonte de combustível para cogeração térmica, novas matérias-primas dedicadas a produção de eletricidade, como o sorgo biomassa estão ganhando fôlego neste mercado.

De acordo com um estudo publicado pela consultoria Safira Energia, a capacidade instalada nas usinas de biomassa no Brasil cresceu 21% em 2013, concomitantemente, o consumo nacional de energia elétrica cresceu 3,5% no mesmo período, e a previsão é que o número continue aumentando 5% ao ano até 2030. Isso mostra que é possível mitigar os efeitos da crise energética com investimentos em biomassa.

A Nextseppe, start up americana desde 2013 no Brasil, produz sementes do híbrido Palo Alto, sorgo biomassa dedicado exclusivamente à produção de energia.
Segundo a empresa, o poder calorífico da planta é bastante semelhante ao da cana-de-açúcar e seu cultivo pode ser realizado na entressafra, tornando-se um oportuno complemento anual dentro das usinas. Estima-se que entre 1 a 3 toneladas gerem até 1 MW de energia.

“O Palo Alto é uma cultura de ciclo explosivo, em 120 dias está pronto para ser colhido, com até 6 metros de altura, com as mesmas máquinas utilizadas na colheita da cana e queimado com eficiência”, explica o gerente de desenvolvimento agronômico da Nexsteppe, Edson Corbo. As sementes da empresa são melhoradas geneticamente para gerar maior produtividade no campo, em diferentes regiões, solos e climas, além de possuir composição química direcionada para otimizar seu desempenho em caldeiras.

O sorgo biomassa da empresa é uma opção renovável para a substituir o carvão, a madeira ou o capim elefante, por exemplo.
“Ele garante ao produtor que, ao final do plantio, terá combustível para gerar energia, sem interferir em sua cultura principal, seja ela cana-de-açúcar ou quaisquer grãos, com um preço competitivo e certeza da origem da matéria-prima”, diz Corbo.

A diversificação e descentralização das matrizes de produção elétrica são apontadas por especialistas da área de energia como uma solução razoável e eficaz para atender a crise que se desenha no setor. O investimento na expansão de termoelétricas focadas em biomassa de sorgo podem garantir bons retornos, uma vez que a cultura possui excelente distribuição geográfica no país, seguindo o mapa das cidades com maior demanda.

“Essa cultura está destinada a ocupar uma boa fatia da biomassa ofertada ao mercado de biocombustão e deve crescer muito nos próximos anos, pois atende todas as partes da cadeia de suprimentos de forma bastante satisfatória”, prevê Corbo.
“Não estamos desenvolvendo uma biomassa dedicada apenas para atender a demanda atual, mas algo que possa ser incorporado como cultura-chave no Brasil e que suporte nosso crescimento para os próximos anos.
Não podemos parar de crescer por falta de energia, pelo contrário, sendo um país de clima tropical, devemos liderar uma revolução mundial na área de biomassa e aproveitar todo nosso potencial”, finaliza o engenheiro agrônomo.

Fonte: Jornal Brasileiro das indústrias de Biomassa (Texto enviado pela assessoria de imprensa da Nexsteppe)


Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: