Crédito de Carbono

Image

Preço de Emissão de Carbono é uma das alternativas em prol do Meio Ambiente

Com o intuito de diminuir a emissão de carbono na atmosfera e contribuir com um meio ambiente mais sustentável, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, afirmou que a iniciativa tomada pela Cúpula do Clima, em Nova York, é bastante interesse, já que a ideia é colocar um preço de 50 dólares por megatonelada de carbono emitida.

Durante uma palestra realizada no Instituto Ethos, Coutinho reafirma que estabelecer um preço para a emissão de carbono é indispensável, pois com ele é possível criar uma motivação por parte do setor privado para a questão ambiental. O presidente do BNDES sugeriu a construção de uma arquitetura, a qual tem como missão taxar as emissões de carbono.

Em 2012 foi vigorado um mecanismo, que tinha como objetivo instalar tetos setoriais, responsáveis por medir os níveis de carbono emitidos, caso a empresa viesse a ultrapassar o limite estabelecido, ela era obrigada a contribuir com um fundo voltado para o meio ambiente.
Coutinho ressalta que se houvesse a junção desses dois parâmetros, surgiria uma nova alternativa para a redução de emissão de carbono.

Para investir em projetos voltados para a redução de carbono, o BNDES já desembolsou cerca de 24,5 bilhões de reais no ano passado.


Fonte: Portal Biomassa Br

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: