Evento

Image

SIF promove o 3° Fórum Nacional sobre Carvão Vegetal

A Sociedade de Investigações Florestais (SIF) promove, em Belo Horizonte, nos dias 22 e 23 de outubro de 2014, o III Fórum Nacional sobre Carvão Vegetal. O evento acontece nas dependências do Hotel San Francisco Flat.

O Brasil é responsável por mais de 40% da produção mundial industrial de carvão vegetal, tendo este insumo, como destino principal, a produção de ferro gusa, aço, ferro ligas e silício metálico, sendo que em 2012 o país consumiu cerca de 26.830 milhões de m3 de carvão vegetal (AMS, 2013).

Hoje, o Estado de Minas Gerais detém o maior parque siderúrgico a carvão vegetal do mundo e tem se destacado como o maior produtor e consumidor desse insumo energético, atingido a marca de 17.750 milhões de mdc, no ano de 2012, correspondendo a 66,3% do total produzido, seguido pelos Estados do Maranhão, Pará e Mato Grosso do Sul com 16,3 e 7,2% do consumo, respectivamente.

A necessidade de agregar valor ao carvão vegetal para torná-lo competitivo com outras fontes de energia, vem motivando o meio cientifico e as empresas florestais a buscarem alternativas no sistema de produção por meio de inovações tecnológicas a fim de obterem uma maior produtividade e qualidade do carvão vegetal.

Investimentos em pesquisa e a adoção de novas tecnologias de produção proporcionarão uma produção de carvão vegetal mais eficiente do ponto de vista tecnológico, social e ambiental. Coordenado pela professora Angélica de Cássia Carneiro (DEF/UFV), o evento vai debater temas como: “Cadeia produtiva de carvão vegetal: Implicações econômicas, ambientais e sociais”; “Mecanismos legais para a produção e comercialização do carvão vegetal”; Matéria prima para produção de carvão e aproveitamento energético dos resíduos”; “Secagem natural e artificial da madeira”; “Desgalha mecanizada para a produção de madeira para carvão vegetal”; “Fornos de carvão vegetal para pequenos e médios produtores”; “Sistemas de gerenciamento e controle da carbonização”; “Cogeração na produção de carvão Vegetal”, dentre outros.

O evento temo como patrocinadores as empresas Dinagro Agropecuária, Syngenta, Bayer, Unibrás Agro química e Markan .

São colaboradoras Minasligas, Ferbasa, Vallourec, ArcelorMittal Bioflorestas, Palmyra Recursos Naturais, Painel Florestal, Revista da Madeira, Agroflor, Penzaur, Biomassa BR e Associação Mineira de Silvicultura.

Mais informações: www.sifeventos.com.br/carvao
Fonte: Sociedade de Investigações Florestais - SIF

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: