Sucroenergético

Image

Setor Sucroalcooleiro brasileiro pretende utilizar Cana de Açúcar para produção de energia

A falta de chuvas no Brasil está acarretando em muitas preocupações voltadas para o abastecimento de água como também a produção de energia. De acordo com Agência Nacional das Águas (ANA) seis das principais bacias hidrográficas do país apresentam baixo volume de água, afetando aproximadamente 40 milhões de brasileiros.

Em busca de soluções, o setor sucroalcooleiro do país vê no bagaço da cana de açúcar uma oportunidade de geração de energia limpa e alternativa. Dados comparativos revelam que no ano passado a energia produzida por usinas de biomassa teve um crescimento de 30% em relação a 2012.

Atualmente as usinas de biomassa moem a cana para a produção de açúcar e etanol, principalmente, nos meses de abril e novembro, os quais são os meses de escassez de chuvas. Porém, com a queima do bagaço é possível produzir energia, um processo que seria uma ótima forma de poupar as águas das represas, principalmente no período de estiagem.
De acordo com especialistas, a cana de açúcar ainda possui a vantagem de poder ser transformada quase que totalmente em energia elétrica utilizável.

Dados levantados pela União da Indústria de Cana de Açúcar (Única) mostram que o país possui um grande potencial para geração de energia por meio da biomassa. A união de todas as indústrias de biomassa poderia gerar para o país 15.300megawatts (MW), o que seria equivalente a uma usina de Itaipu. De acordo com a Única, a bioeletricidade poderia chegar a 50% se houvesse um incentivo para os investimentos.

Fonte: Portal Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: