Biogás

Image

Guatapará inaugura usina de biogás

Guatapará inaugura usina de biogás

Foi inaugurada esta semana a primeira usina que utiliza lixo para gerar energia em Guatapará, interior de São Paulo. O empreendimento tem como missão transformar cerca de 2,4 mil toneladas de lixo doméstico em energia por dia, garantindo assim a produção de eletricidade para 18 mil habitantes.

Construída pela Estre Energia Renovável em parceria com a ENC Energy de Portugal, a usina está operando como teste há aproximadamente três meses. O valor total do investimento foi de 15 milhões e o lixo de mais de 20 cidades da região está sendo utilizado para a produção de biogás.

A usina funciona através de um Centro de Gerenciamento de Resíduos, o qual recolhe todo o gás metano produzido pela decomposição do lixo orgânico no aterro sanitário da cidade e o transforma em biogás, que processado gera eletricidade.
Com a crise no setor energético, as empresas responsáveis pela usina afirmam que o investimento na área de energia renovável está gerando bastante lucro.
De acordo com o diretor da Estre, Alexandre Alvim, a usina tem capacidade para gerar aproximadamente 4,2 megawatts e pretende chegar até o final do ano produzindo até 10MW, além de já abastecer a subestação de Padrópolis, em São Paulo.

Além da Usina de Guatapará, o grupo investidor pretende investir em mais 10 unidades até 2017 em outras cidades, gerando um total de 300 milhões de reais investidos. A produção de biogás serve com uma fonte alternativa, pois com a estiagem as hidrelétricas, responsáveis pela maior parte de geração de energia no país, estão enfrentando uma grande crise.

Fonte: Portal Biomassa BR
Por: Thayssen Ackler Bahls - Da Redação

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: