Brasil deverá expandir oferta de energia limpa.

Image

A abundância de terras agricultáveis permite que o Brasil produza insumos de extrema importância ao setor energético.

Apesar de alguns analistas insistirem, erroneamente, em classificar as hidrelétricas como não-renováveis, por provocar alterações no curso natural dos rios (a partir da construção de barragens) e eventuais impactos à população ribeirinha, o fato é que essa fonte continuará sendo elemento chave para a nossa estratégia de expansão de oferta de energias limpas. Estudo da EPE (Empresa de Pesquisa Energética) mostra que as hidrelétricas respondem, sozinhas, por quase 15% da matriz energética brasileira, bem acima da média mundial, de 2,3%.

Segundo o consultor Eduardo José Bernini, o Brasil ainda está muito aquém de esgotar o seu potencial hidráulico. Além dos grandes projetos de usinas hidrelétricas em desenvolvimento na bacia Amazônica - Santo Antonio (3.150 MW), Jirau (3.300 MW) e Belo Monte (11.233 MW) - , Bernini aposta na retomada dos investimentos em Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), segmento que, por causa das dificuldades relacionadas à obtenção de licenciamento ambiental e dos altos custos de equipamentos e da construção civil, encontra-se em desvantagem competitiva em relação às demais fontes renováveis já em uso comercial no Brasil.

"É preciso que haja um esforço maior do governo na criação de políticas públicas que ajudem a revitalizar o setor de PHCs no País", diz Bernini.

Para o consultor, ainda em relação aos recursos naturais, não se pode deixar de citar a grande capacidade agrícola do País, considerado um dos maiores celeiros do mundo. A abundância de terras agricultáveis permite que o Brasil produza insumos de extrema importância ao setor energético, como o etanol, a biomassa e biodiesel, sem que haja comprometimento na oferta de alimentos.

"Diferentemente de alguns outros países, no Brasil a produção de biocombustíveis não concorre com a de alimentos", afirma ele, que cita como exemplo o atual dilema enfrentado pelos Estados Unidos, onde o milho usado na fabricação de etanol também é fonte fundamental na composição de rações para animais como aves, suínos e bovinos.

Entre outras fontes de energia renovável que devem ganhar força no Brasil, Bernini destaca a energia das marés, a produção de hidrogênio como combustível (carros elétricos) e o uso de etanol de segunda e de terceira geração (a partir da celulose existente na cana).

"Além da grande vocação brasileira para a produção de fontes energéticas consideradas ambientalmente corretas, o Brasil se beneficiará dos avanços tecnológicos que estão ocorrendo nos países onde se buscam soluções urgentes para o problema de emissões de gases poluentes e da alta dependência de combustíveis fósseis", diz.


Fonte: Portal Terra

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: