O maior Portal de Negócios e Notícias do setor de Biomassa e Energias Renovaveis do Brasil e Mercosul

Selecione seu idioma:
Portugues
English
Spanish
Italian
Deutsch
French

- Projetos brasileiros de eficiência energética ganham apoio de Banco Europeu       - Conferência de Bioenergia está acontecendo está semana em Campos do Jordão       - Empresas Brasileiras recebem o Prêmio Internacional em Energia Renovável na Europa       - Biorrefinaria de Cana-de-Açúcar       - A versatilidade da cana-de-açúcar      

Notícias e Negócios do setor de Biomassa e Energias Renovaveis


O diretor de operações e manutenção da Logum Logística SA, - Portal Biomassa BR

Transporte de etanol por duto deve começar já no 2º semestre de 2011


O diretor de operações e manutenção da Logum Logística SA,

O diretor de operações e manutenção da Logum Logística SA, Wong Loon, empresa criada oficialmente no início deste mês, com objetivo de escoar etanol via dutos para os portos de São Sebastião e Ilha D´Agua, destacou que a nova empresa estuda iniciar o transporte de etanol via dutos já no segundo semestre de 2011, aproveitando algumas janelas dos dutos que a Transpetro opera entre o terminal da Replan, em Paulínia, até os portos citados.

Em entrevista exclusiva à Agência UDOP de Notícias, Loon destacou que a Logum, que até então era chamada PMCC, está obstinada para colocar o projeto de escoamento por etanolduto em operação total até 2015, conforme cronograma de obras, que já tiveram início na região de Ribeirão Preto, com terraplenagem e obtenção de licenças.

A Logum Logística planeja investir cerca de R$ 6 bilhões na construção dos 1,3 mil quilômetros de dutos, que terão uma capacidade instalada de escoamento de 21 milhões de metros cúbicos de etanol.

Wong Loon destacou ainda que concomitante à construção dos dutos, a empresa investe no escoamento de etanol pela hidrovia Tietê-Paraná, destacando inclusive que o projeto se integra a outros, também do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento, como a construção de barcaças e empurradores no estaleiro que está sendo construído em Araçatuba/SP.

A Logum Logística é fruto da integração de três projetos de alcoolduto, e tem divisão societária, segundo Loon, entre Petrobras, Copersucar, Cosan e Odebrecht, cada uma com 20%, e outros 20% divididos entre a Camargo Corrêa e a Uniduto Logística, 10% para cada.

Dentre as principais metas da Logum, após sua entrada em operação, destacam-se a redução nas tarifas de escoamento de etanol, em pelo menos 20%; o zelo pela qualidade dos combustíveis transportados e a garantia da quantidade de biocombustível a ser igualmente escoado.

Os dutos ligarão a cidade de Senador Cañedo, em Goiás, até o maior centro nervoso de distribuição da Petrobras, o da refinaria de Paulínia (Replan) e de lá para os portos. O duto terá vazão de 24 polegadas, nos trechos com maior fluxo, e bombeamento a cada 200 quilômetros, ainda segundo o diretor de operações e manutenção da Logum.

Sobre a utilização ainda este ano das janelas dos dutos da Transpetro, Wong Loon destacou que o objetivo é já dar operacionalidade ao projeto, numa fase que eles chamam de inicial. "Através de caminhões e trens, aproveitando a logística já existente, vamos receber esse etanol nos centros coletores da Transpetro, e de lá, seguiremos em janelas ociosas dos dutos para o escoamento neste primeiro momento", finalizou o representante da Logum.


Rogério Mian
Fonte: Agência UDOP de Notícias




Artigo Exclusivo

Biorrefinaria de Cana-de-Açúcar


Cana-de-açucar

A versatilidade da cana-de-açúcar


Energia Elétrica

Em dez anos, preço da energia sobe acima da inflação


Energia Renovável

Energias renováveis conquistam espaço


   + Anuário Biomassa
   + Assessoria Ambiental
   + Associações
   + Bagaço Cana-de-Açucar
   + Biogás
   + Biomassa
   + Biomassa Madeiras
   + Biomassa soja
   + Briquetes
   + Carvão Ecológico | Lenha Ecológica
   + Cavacos
   + Compostagem
   + Energias Renováveis
   + Faculdades | Cursos
   + Feiras | Eventos
   + Importadores
   + Infraestrutura
   + Jornal Biomassa
   + Lixo Urbano
   + Logística
   + Máquinas e Equipamentos
   + Máquinas para Serraria
   + Mini Usina | Usina de Biodiesel
   + Ofertas de Emprego
   + Pellets
   + Pellets de Bagaço de Cana-de-Açucar
   + Preservativos da Madeira
   + Prestadores de Serviços
   + Reciclagem Animal
   + Reflorestamento
   + Resíduos
   + Revista Biomassa
   + Secadores de Biomassa
   + Sistemas e Equipamentos de Segurança
   + Sorgo
   + Trituradores
   + Usinas de Biomassa
   + Wood-Chips Energético