O maior Portal de Negócios e Notícias do setor de Biomassa e Energias Renovaveis do Brasil e Mercosul

Selecione seu idioma:
Portugues
English
Spanish
Italian
Deutsch
French

- Secretário Arnaldo Jardim participa de evento na Fenasucro & Agrocana       - Carros elétricos e híbridos terão desconto no IPVA em São Paulo       - Eucalipto vira opção à cana-de-açúcar em regiões do Nordeste
       - Empresário Brasileiro vai representar imprensa especializada das Renováveis em evento na Europa       - Para combater aquecimento global empresas apresentam propostas ao governo      

Notícias e Negócios do setor de Biomassa e Energias Renovaveis


O diretor de operações e manutenção da Logum Logística SA, - Portal Biomassa BR

Transporte de etanol por duto deve começar já no 2º semestre de 2011


O diretor de operações e manutenção da Logum Logística SA,

O diretor de operações e manutenção da Logum Logística SA, Wong Loon, empresa criada oficialmente no início deste mês, com objetivo de escoar etanol via dutos para os portos de São Sebastião e Ilha D´Agua, destacou que a nova empresa estuda iniciar o transporte de etanol via dutos já no segundo semestre de 2011, aproveitando algumas janelas dos dutos que a Transpetro opera entre o terminal da Replan, em Paulínia, até os portos citados.

Em entrevista exclusiva à Agência UDOP de Notícias, Loon destacou que a Logum, que até então era chamada PMCC, está obstinada para colocar o projeto de escoamento por etanolduto em operação total até 2015, conforme cronograma de obras, que já tiveram início na região de Ribeirão Preto, com terraplenagem e obtenção de licenças.

A Logum Logística planeja investir cerca de R$ 6 bilhões na construção dos 1,3 mil quilômetros de dutos, que terão uma capacidade instalada de escoamento de 21 milhões de metros cúbicos de etanol.

Wong Loon destacou ainda que concomitante à construção dos dutos, a empresa investe no escoamento de etanol pela hidrovia Tietê-Paraná, destacando inclusive que o projeto se integra a outros, também do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento, como a construção de barcaças e empurradores no estaleiro que está sendo construído em Araçatuba/SP.

A Logum Logística é fruto da integração de três projetos de alcoolduto, e tem divisão societária, segundo Loon, entre Petrobras, Copersucar, Cosan e Odebrecht, cada uma com 20%, e outros 20% divididos entre a Camargo Corrêa e a Uniduto Logística, 10% para cada.

Dentre as principais metas da Logum, após sua entrada em operação, destacam-se a redução nas tarifas de escoamento de etanol, em pelo menos 20%; o zelo pela qualidade dos combustíveis transportados e a garantia da quantidade de biocombustível a ser igualmente escoado.

Os dutos ligarão a cidade de Senador Cañedo, em Goiás, até o maior centro nervoso de distribuição da Petrobras, o da refinaria de Paulínia (Replan) e de lá para os portos. O duto terá vazão de 24 polegadas, nos trechos com maior fluxo, e bombeamento a cada 200 quilômetros, ainda segundo o diretor de operações e manutenção da Logum.

Sobre a utilização ainda este ano das janelas dos dutos da Transpetro, Wong Loon destacou que o objetivo é já dar operacionalidade ao projeto, numa fase que eles chamam de inicial. "Através de caminhões e trens, aproveitando a logística já existente, vamos receber esse etanol nos centros coletores da Transpetro, e de lá, seguiremos em janelas ociosas dos dutos para o escoamento neste primeiro momento", finalizou o representante da Logum.


Rogério Mian
Fonte: Agência UDOP de Notícias


comentar este link: http://www.biomassabr.com/bio/resultadonoticias.asp?id=156



Brasil é destaque em Prêmio na Europa

Empresário Brasileiro vai representar imprensa especializada das Renováveis em evento na Europa


Meio Ambiente

Para combater aquecimento global empresas apresentam propostas ao governo


Conferência sobre biomassa para energia

Faça já sua inscrição com desconto especial


Fenasucro 2015

Tecnologia e automação fazem parte da grade de Eventos de Conteúdo da Fenasucro & Agrocana 2015


   + Anuario Biomassa
   + Assessoria Ambiental
   + Associações
   + Bagaço Cana-de-Açucar
   + Biogás
   + Biomassa
   + Biomassa Madeiras
   + Biomassa soja
   + Briquetes
   + Carvão Ecológico | Lenha Ecológica
   + Cavacos
   + Compostagem
   + Energias Renováveis
   + Faculdades | Cursos
   + Feiras | Eventos
   + Importadores
   + Infraestrutura
   + Jornal Biomassa
   + Lixo Urbano
   + Logística
   + Máquinas e Equipamentos
   + Máquinas para Serraria
   + Mini Usina | Usina de Biodiesel
   + Ofertas de Emprego
   + Péletes
   + Pellets
   + Pellets de Bagaço de Cana-de-Açucar
   + Preservativos da Madeira
   + Prestadores de Serviços
   + Reciclagem Animal
   + Reflorestamento
   + Resíduos
   + Revista Biomassa
   + Secadores de Biomassa
   + Sistemas e Equipamentos de Segurança
   + Sorgo
   + teste
   + teste atividade
   + Trituradores
   + Usinas de Biomassa
   + Wood-Chips Energético