Transporte de etanol por duto deve começar já no 2º semestre de 2011

Image

O diretor de operações e manutenção da Logum Logística SA,

O diretor de operações e manutenção da Logum Logística SA, Wong Loon, empresa criada oficialmente no início deste mês, com objetivo de escoar etanol via dutos para os portos de São Sebastião e Ilha D´Agua, destacou que a nova empresa estuda iniciar o transporte de etanol via dutos já no segundo semestre de 2011, aproveitando algumas janelas dos dutos que a Transpetro opera entre o terminal da Replan, em Paulínia, até os portos citados.

Em entrevista exclusiva à Agência UDOP de Notícias, Loon destacou que a Logum, que até então era chamada PMCC, está obstinada para colocar o projeto de escoamento por etanolduto em operação total até 2015, conforme cronograma de obras, que já tiveram início na região de Ribeirão Preto, com terraplenagem e obtenção de licenças.

A Logum Logística planeja investir cerca de R$ 6 bilhões na construção dos 1,3 mil quilômetros de dutos, que terão uma capacidade instalada de escoamento de 21 milhões de metros cúbicos de etanol.

Wong Loon destacou ainda que concomitante à construção dos dutos, a empresa investe no escoamento de etanol pela hidrovia Tietê-Paraná, destacando inclusive que o projeto se integra a outros, também do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento, como a construção de barcaças e empurradores no estaleiro que está sendo construído em Araçatuba/SP.

A Logum Logística é fruto da integração de três projetos de alcoolduto, e tem divisão societária, segundo Loon, entre Petrobras, Copersucar, Cosan e Odebrecht, cada uma com 20%, e outros 20% divididos entre a Camargo Corrêa e a Uniduto Logística, 10% para cada.

Dentre as principais metas da Logum, após sua entrada em operação, destacam-se a redução nas tarifas de escoamento de etanol, em pelo menos 20%; o zelo pela qualidade dos combustíveis transportados e a garantia da quantidade de biocombustível a ser igualmente escoado.

Os dutos ligarão a cidade de Senador Cañedo, em Goiás, até o maior centro nervoso de distribuição da Petrobras, o da refinaria de Paulínia (Replan) e de lá para os portos. O duto terá vazão de 24 polegadas, nos trechos com maior fluxo, e bombeamento a cada 200 quilômetros, ainda segundo o diretor de operações e manutenção da Logum.

Sobre a utilização ainda este ano das janelas dos dutos da Transpetro, Wong Loon destacou que o objetivo é já dar operacionalidade ao projeto, numa fase que eles chamam de inicial. "Através de caminhões e trens, aproveitando a logística já existente, vamos receber esse etanol nos centros coletores da Transpetro, e de lá, seguiremos em janelas ociosas dos dutos para o escoamento neste primeiro momento", finalizou o representante da Logum.


Rogério Mian
Fonte: Agência UDOP de Notícias


Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: