Image

  • R. Uirapuru, 185 , Jardim São Gonçalo
  • Campinas / SP
  • +55 () (19) 3515-7450
  • Coord: -22.823814,-47.064124
Acesse o site



Conheça BIOWARE TECNOLOGIA

A Bioware Tecnologia foi fundada na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas - INCAMP no ano de 2002.

Especializou-se no fornecimento de soluções tecnológicas inovadoras de alto impacto, aplicadas ao uso de resíduos para a produção de combustíveis, energia e insumos químicos de forma sustentável.
Usa o processo de pirólise rápida através da tecnologia de leito fluidizado borbulhante, assim como, de termoconversão, para obter bio-óleo, carvão vegetal, combustíveis e materiais renováveis de elevado valor agregado e ambientalmente corretos.



A briquetagem é outra tecnologia oferecida pela Empresa capaz de reduzir volume da casca de arroz em mais de 10 vezes, produzindo a lenha ecológica.



Além disso, oferece cursos, palestras, treinamentos e consultorias.


Produtos e serviços:



Carbonização e Pirólise



A pirólise rápida é aplicada para a liquidificação de biomassa e resíduos orgânicos.
No processo, o material básico é termicamente decomposto por aquecimento rápido até 500°C sem oxigênio. Além do produto principal, o bio-óleo, obtêm-se também carvão vegetal.



Na aplicação como combustível, o bio-óleo tem um mercado potencialmente expressivo do ponto de vista das aplicações em sistemas estacionários de geração de energia elétrica, onde ele substituirá os derivados de petróleo (diesel e óleo combustível).
O consumo brasileiro de diesel para geração termelétrica é de 2 milhões de m3 por ano e de óleo combustível também de 2 milhões de m3 por ano, segundo dados do BEN (Balanço Energético Nacional do Ministério de Minas e Energia). Outra aplicação de uso não energético na substituição parcial do fenol em formulações de resinas fenólicas, o consumo brasileiro anual é de 60 mil toneladas de fenol, considerando a substituição de 70% em volume pelo bio-óleo, cerca de 30 mil toneladas de bio-óleo seria necessário anualmente para suprir este setor da indústria química de
resinas sintéticas.
Plantas comerciais




A Planta de Pirólise Rápida - PPR, em funcionamento desde 1999, é produto da transformação e competência da Bioware para tecnologia aplicável e comerciável e visa à produção contínua em escala piloto de bio-óleo e compostos fenólicos, usando a biomassa como matéria-prima. A planta produz amostras significativas de bio-óleo, finos de carvão, água ácida e gases quentes.



O bio-óleo, principal produto do processo, tem aplicações diretas como insumo químico, combustível para alguns tipos de sistemas de geração e máquinas térmicas, substituto do fenol petroquímico em resinas fenólicas, aditivo na formulação de concreto celular para a construção civil e aditivo alimentar, entre outras.



A Tecnologia da PPR com capacidade de 200 a 2000 Kg/h está patenteada junto ao INPI, assim como demais produtos.

Galeria de Imagens de BIOWARE TECNOLOGIA

Veja BIOWARE TECNOLOGIA no mapa.