Biomassa BR



CEURER 2013

Feiras | Eventos ,

Image

  • Campus da UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá. Av. BPS, 1303, Pinheirinho - 15 a 18 de abril de 2013
  • Itajubá / MG
  • +55 (35) 3.62915e+007
  • Coord: -21.779905,-45.615234
Acesse o site



Conheça CEURER 2013

SEMINÁRIO INTERNACIONAL




"Avanços em conversão de energia, uso de resíduos e energias renováveis – CEURER 2013"




Objetivo:


Apresentar e discutir aspectos relacionados com os novos paradigmas da conversão de energia, uso de resíduos e fontes renováveis, através de palestras de pesquisadores destacados nestas temáticas no Brasil e no mundo. O seminário vai permitir também o estabelecimento de relações de colaboração entre os participantes e a discussão de possíveis projetos conjuntos.




Justificativa:


Nos últimos anos estão aparecendo novos desenvolvimentos e tecnologias nos temas de conversão de energia, uso de resíduos e fontes renováveis, que podem ser definidos como novos paradigmas. Alguns autores se referem a este fenômeno como re-evolução energética ou terceira revolução industrial. É importante a criação de um fórum de discussão dos avanços nestes temas, tendências e estudo da arte de novas tecnologias.


Por outro lado o CEURER 2013 forma parte das atividades comemorativas pelos 15 anos de criação do grupo de pesquisa NEST – Núcleo de Excelência em Geração Termelétrica e Distribuída, e pelo 100º aniversário da criação da UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá. O NEST em seus 15 anos de atividade tem desenvolvido dezenas de projetos de P&D com financiamento da FAPEMIG, CNPq, CAPES e de empresas do setor energético: CEMIG, CENPES, AES, CPFL, Tractebel Energia, Bandeirantes Energia e outros.


Vale a pena destacar o fato do projeto de P&D 001 da Cemig, ter sido o primeiro projeto do NEST, e que constituiu a base dos atuais laboratórios e projetos. O NEST/IEM/UNIFEI é reconhecido no âmbito nacional e internacional pelas suas pesquisas nos temas de gaseificação de biomassa, geração distribuída, exergoeconomia, análise do ciclo de vida de biocombustíveis, cogeração e integração de processos. Por outro lado a UNIFEI desde a sua criação tem se estabelecido como uma referência nacional no setor energético.




Minicursos


Tecnologias em Energias Renováveis e os Mecanismos Políticos que as promovem.


CFD modeling of biomass combustion


Células à Combustível


Pirólise da biomassa


Recuperação de energia a partir do lixo - uma abordagem científica


Modeling and validation of biomass combustion in furnaces


ORC: modelo EES e experiências práticas.

Galeria de Imagens de CEURER 2013

Veja CEURER 2013 no mapa.