Image

  • Av. Prudente de Moraes, 3857, Lj 54
  • Natal / RN
  • +55 () (84) 9126-7376
  • Coord: 00.00000,-00.00000
Acesse o site



Conheça BioEnergia Natal

NÓS TRANSFORMAMOS RESÍDUOS EM ENERGIA.




Bioenergia Natal é uma empresa brasileira dedicada a transformação de resíduos orgânicos em energia, biocombustíveis (BTL) e produtos químicos renováveis (greenchemistry).




Bioenergia Natal foi fundada em 2009 pelo empreendedor visionário Guilherme Teixeira.


Inicialmente estava dedicada a transformação de resíduos da indústria do processamento do coco em carvão para diversas aplicações. A empresa logrou construir já nesta fase inicial, uma sólida reputação no mercado através do estrito cumprimento de suas promessas aos clientes e da constante asseguração de qualidade.




Reconhecendo a enorme oportunidade da geração de energia de biomassa no Brasil, a empresa buscou formar solidas alianças tecnológicas, que possibilitassem suprir as demandas dos clientes por soluções ambientalmente corretas para seus processos e resíduos.


Bioenergia Natal orgulha-se de ser parceiro estratégico de AGT-Internacional, empresa Austro-Helvetica líder mundial no desenvolvimento de processos e equipamentos para a conversão de biomassa em baixa temperatura (CBT).




PERFIL




Luiz Guilherme de A. Teixeira


Fundador da empresa Bioenergia Natal é um executivo com larga experiência gerencial na área ambiental. Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade Candido Mendes no Rio de Janeiro.




Dr. Flavio Ramalho Ortigão


Dr. Flavio Ramalho Ortigao foi o fundador da empresa INTERACTIVA BiotechnologyGmbH, hoje uma divisão da ThermoElectron. Nascido no Brasil, Dr. Ortigão participou ativamente da oposição estudantil ao regime militar nos anos 70. Ele graduou-se em Bioquimica e Biologia Molecular pela Universidade de Lund na Suécia. Dr. Ortigao tem um Ph.D em Química de Polímeros pela Universidade de Ulm na Alemanha. Antes de lançar a sua própria empresa de Biotecnologia, Dr. Ortigão foi cientista em várias instituições de pesquisa, publicou dezenas de trabalhos científicos, os quais deram origem a várias patentes internacionais. Atualmente vive em Natal no Brasil.




TECNOLOGIA




Conversão em Baixa Temperatura




Em nosso processo patenteado de Conversão em Baixa Temperatura (CBT) a biomassa é aquecida indiretamente por radiação infravermelha e se converte através de um processo de craqueamento termo catalítico em um gas rico (Strong gas), com características calóricas similar ao gas de rua. O processo ocorre em uma temperatura de cerca de 450oC (compare com pirolise que ocorre acima de 800oC ou combustão gaseificação que ocorrem a mais de 1000oC).


Nesta baixa temperatura não há formação de dioxinas, benzenos e poli aromáticos e outras substancias toxicas.




Reforma de Carbono - Emissão Zero




Em nosso processo patenteado de Reforma de Carbono, o gas carbônico formado durante o processo de CBT, é reintroduzido no processo e reformado termo-cataliticamente para CO e CH4. Garantindo assim a emissão ZERO de carbono.




PRODUTOS E SERVIÇOS:




Nossas plantas são desenhadas para processar uma quantidade mínima de 1 tonelada por hora (7.500 toneladas por ano). Nossas plantas já implantadas, processam ente 3 e 5 toneladas por hora. Devido ao processamento em baixa temperatura, o processo não é tão sensitivo a perda de calor devido ao conteúdo de água da biomassa.




BIOMASSA PARA ENERGIA




Resíduos provenientes do manejo florestal


Resíduos provenientes da indústria de processamento de alimentos


Restos de alimentos


Resíduos florestais


Biomassa de algas


Resíduos Sólidos Urbanos (RSU)


Matéria orgânica do lixo


Tratamento de Esgotos (Lodo de Esgoto)


Plásticos


Despolimerização de PP, PE, PVC, Nylon, PET etc.


Resíduos agropastoris


Dejetos suínos


Cama de frango


Combustíveis (FT)


FT-Diesel, FT-Gasolina com teores ultra baixo de enxofre


xi.Desulforização integrada

Galeria de Imagens de BioEnergia Natal

Veja BioEnergia Natal no mapa.